São Paulo – As ações da Berkshire Hathaway, empresa do bilionário Warren Buffett, ultrapassaram hoje a marca de 200 mil dólares pela primeira vez na história. Nesta manhã, os papéis da companhia operavam em alta de 0,91%, valendo 201 mil dólares.
Mas qual a razão para uma única ação custar tanto?
Buffett sempre evitou o desdobramento das ações da Berkshire Hathaway, uma prática usada por diversas companhias que visa multiplicar o número de papéis em circulação com o objetivo de torná-los mais acessíveis aos investidores.
Para o bilionário, o atual patamar de preço das ações da Berkshire atrai investidores mais qualificados e livra a companhia de especuladores.
“Caso fizéssemos o desdobramento das ações, estaríamos atraindo um tipo de investidor inferior aos já existentes”, já declarou o Oráculo de Omaha.
Dividendos? Nem pensar!
Buffett também tem evitado o pagamento de dividendos ou a recompra de ações, preferindo utilizar os recursos em novas aquisições ou participações em companhias rentáveis. Para ele, pagar dividendos seria admitir que não é capaz de investir todo o lucro da empresa.
“Cada dólar reinvestido pela Berkshire criou mais de um dólar em valor de mercado”, já defendeu Buffett em encontros com investidores.
No início dom ano, o megainvestidor pediu aos acionistas da Berkshire para votarem contra uma proposta que previa o pagamento de 48,2 bilhões de dólares em dividendos. A medida mudaria a política da Berkshire Hathaway, que não paga dividendos desde 1967.
-
1. Os xodós de Buffett
zoom_out_map
1/8 (Rick Wilking/Reuters)
São Paulo - Em time que está ganhando não se mexe. A popular expressão até poderia pertencer ao megainvestidor
Warren Buffett, pois descreve parte de sua estratégia para lucrar com ações. Você verá a seguir algumas das empresas que sempre fizeram parte do portfólio de participações de sua empresa, a
Berkshire Hathaway. Conheça quais são os xodós de Warren Buffett nas bolsas.
-
2. Coca-Cola
zoom_out_map
2/8 (Bloomberg)
Buffett comprou as ações da Coca-Cola há 26 anos. Na época, alguns analistas pensaram que seria apenas questão de tempo para que outras empresas de bebidas reduzissem a participação de mercado da Coca-Cola. Mas estes analistas estavam errados. Atualmente, o Oráculo de Omaha possui 400 milhões de papéis. Estas ações valem 15 bilhões de dólares. A Berkshire Hathaway é a maior detentora da Coca-Cola com uma participação de 9% no capital total da companhia.
-
3. Procter & Gamble
zoom_out_map
3/8 (Justin Sullivan/Getty Images)
A companhia faz parte do porfólio da Berkshire Hathaway desde 1989. Embora, o megainvestidor tenha apostado na Gillette. No final da década de 90, o valor da posição na companhia era de 3,2 bilhões de dólares. No anúncio da fusão da Gillette com a Procter & Gamble, Buffett aumentou sua participação na empresa e chegou a acumular 96 milhões de ações da empresa, mas recentemente diminui para 52,8 milhões. A Berkshire Hathaway é a quarta maior acionista da P&G, com uma participação de 1,95%.
-
4. Wells Fargo
zoom_out_map
4/8 (Justin Sullivan/Getty Images)
Em 1995, antes da Wells Fargo ter anunciado algumas fusões, a Berkshire Hathaway comunicou ter comprado 423,7 milhões de ações. Atualmente, sua participação na companhia é 20,6 bilhões de dólares.
-
5. American Express
zoom_out_map
5/8 (Divulgação)
Buffett comprou ações da American Express após a companhia ter perdido 50% do seu valor de mercado. O megainvestidor observou na época as pessoas estavam começando a usar cartões de crédito em transações diárias e reconheceu o potencial da empresa para se tornar uma blue chip. Atualmente, a Berkshire Hathaway tem 14% da American Express, a maior participação individual da companhia.
-
6. Graham Holdings
zoom_out_map
6/8 (Wikimedia Commons)
Warren Buffett também tem papéis da Graham Holdings desde 1973. A empresa do investidor tem 1,72 milhão de ações.
-
7. M&T Bank
zoom_out_map
7/8 (Divulgação)
Em 1999, a Berkshire Hathaway comprou 506 mil papéis da M&T Bank por 232,7 milhões de dólares. Em fevereiro deste ano, o megainvestidor contava com 5,38 milhões de papéis no valor de quase 600 milhões de dólares. A Berkshire Hathaway é o quinta maior acionista da M&T, com uma participação de 4,1%.
-
8. Veja agora as empresas que mais pagaram dividendos nos últimos 15 anos
zoom_out_map
8/8 (Getty Images)