Bolsa de Nova York: às 12h08, o índice Dow Jones recuava 0,34 por cento, para 16.507 pontos (.REUTERS/Lucas Jackson)
Da Redação
Publicado em 1 de agosto de 2014 às 12h56.
Nova York - As ações dos Estados Unidos operavam perto da estabilidade nesta sexta-feira, reduzindo amplas perdas indicadas por negociações antes da abertura da sessão, com números fracos sobre o mercado de trabalho aliviando preocupações com a possibilidade de o Federal Reserve, banco central norte-americano, aumentar os juros mais cedo do que o esperado.
Os contratos futuros haviam indicado o segundo dia consecutivo de perdas fortes após o tombo de quinta-feira.
Às 12h08, o índice Dow Jones recuava 0,34 por cento, para 16.507 pontos. O índice Standard & Poor's 500 tinha desvalorização de 0,26 por cento, para 1.925 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caía 0,47 por cento, para 4.349 pontos.
O mercado de trabalho dos EUA criou 209 mil vagas em julho, abaixo dos 233 mil projetados em pesquisa da Reuters. Analistas especulavam que cifra melhor que a esperada daria ao Fed margem para aumentar os juros. Essa manobra aumentaria os custos de financiamento para indivíduos e empresas e pressionaria os gastos, o que poderia impactar o crescimento econômico.
O relatório de emprego "não vai forçar o Fed a aumentar os juros em breve, e considerando todo o medo de ontem, parece fazer sentido para mim que os futuros voltem tão fortemente", disse o diretor administrativo do Southwest Securities, Mark Grant.
Outros dados apontaram melhora das condições econômicas, incluindo a leitura do Instituto de Gestão de Fornecimento sobre a manufatura, que cresceu no maior ritmo em mais de três anos em julho. A atividade industrial expandiu-se em julho, de acordo com o Markit, mas o ritmo de crescimento diminuiu em relação ao mês anterior.