São Paulo - A partir da próxima semana, os investidores brasileiros ganharão um programa de televisão aos moldes do americano Mad Money, programa de finanças que, pelo tom bem-humorado, se tornou o mais popular do gênero nos Estados Unidos. Batizado de “Dinheiro em Ação”, a atração será apresentada semanalmente pelos sócios da Empiricus Research, empresa de análise independente de ações, na TV Gazeta (canal 11 da TV aberta e 21 da TV por assinatura). A estreia será no próximo domingo, dia 21, às 21 horas.
A ideia é que o programa siga a linha debochada do Mad Money, apresentado pelo ex-investidor americano Jim Cramer. No programa brasileiro, os cinco sócios da Empiricus (Caio Mesquita, Rodolfo Amstalden, Paulo Gala, Marcos Elias e Felipe Miranda) irão comentar os fatos da semana que impactaram o movimento das bolsas e darão dicas de investimentos.
Desde o início do ano, a Empiricus vinha negociando com o escritório brasileiro da Endemol, maior produtora de programas de televisão do mundo, a estreia de um programa de televisão sobre economia (leia a matéria “Os humoristas do mercado”). Recentemente, no entanto, as duas empresas decidiram desfazer a parceria e a Empiricus passou a tocar o projeto por conta própria. Para a estreia na Gazeta, a Empiricus fechou o patrocínio com duas corretoras e um banco de investimento (a empresa não revela seus nomes) e já tem garantido o investimento para manter o programa ao menos por seis meses no ar.
Criada em novembro de 2009 para ser a primeira casa de análise independente do país, a Empiricus distribui hoje seus relatórios para 130 pessoas físicas e jurídicas, como o Banco Fator e a corretora Interbolsa. Uma versão resumida dos relatórios também é distribuída diariamente para terminais Bloomberg em todo o mundo. Desde junho deste ano, os sócios da Empiricus apresentam em Exame.com a “Rádio Cash”, programa de rádio sobre finanças.