Invest

Embraer voa alto e passa empresa mais valiosa do mundo no acumulado de rentabilidade em 12 meses

Embraer se destaca entre as gigantes da tecnologia, mas enfrenta desafios com a imposição das tarifas de 50% dos EUA, o que pode impactar diretamente sua rentabilidade e crescimento

Embraer: empresa teve rentabilidade maior que a Nvidia em 2025 (Leandro Fonseca/Exame)

Embraer: empresa teve rentabilidade maior que a Nvidia em 2025 (Leandro Fonseca/Exame)

Publicado em 30 de julho de 2025 às 10h44.

Última atualização em 31 de julho de 2025 às 11h02.

Em um mercado global dominado pelas gigantes da tecnologia, como Nvidia (NVDA), Apple (AAPL), Microsoft (MSFT) e Amazon (AMZN), uma empresa brasileira se destaca em rentabilidade tanto no ano de 2025 quanto no acumulado dos últimos 12 meses: a Embraer (EMBR3).

Segundo levantamento da consultoria Elos Ayta, a ação da fabricante brasileira de aeronaves valorizou 35,99% em 2025 e 69,57% nos últimos 12 meses até 29 de julho, superando gigantes como Nvidia (30,72% no ano), Microsoft (22,07%) e Meta Platforms (19,75%). 

Os bons ventos devem continuar. Na quarta-feira, 30, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, excluiu as aeronaves do tarifaço. As ações da Embraer no pregão da quarta subiram 10%, levando o valor de mercado da empresa para R$ 56,46 bilhões.

Em comunicado, a Embraer comemorou a decisão. "A notícia confirma o impacto positivo e a importância estratégica das atividades da Embraer para as economias brasileira e norte-americana", afirmou a companhia. "Continuamos acreditando e defendendo firmemente o retorno à regra de tarifa zero para a indústria aeroespacial global. Mais importante ainda, apoiamos o diálogo contínuo entre os governos brasileiro e norte-americano e permanecemos confiantes em um resultado positivo para os dois países."

Nvidia domina no longo prazo; Embraer é a vice-líder

Em termos de valorização de mercado, no longo prazo, a Nvidia mantém uma hegemonia absoluta, com impressionantes 1.582,62% de valorização em cinco anos, impulsionada pela revolução da inteligência artificial e pela crescente demanda por semicondutores de alto desempenho. Recentemente, a empresa chegou a marca de US$ 4 trilhões.

No entanto, a Embraer surpreende ao figurar na segunda colocação nesse mesmo período, com 675,30% de alta, destacando-se entre as big techs.

Outras gigantes da tecnologia, como Microsoft, Meta, Alphabet e Amazon, também apresentaram bons resultados, mas não conseguiram superar o crescimento da Embraer nos últimos cinco anos. Ao contrário, Apple e Tesla decepcionaram no ano de 2025, com quedas expressivas de 15,43% e 20,46%, respectivamente, evidenciando como o setor de tecnologia enfrenta sua própria volatilidade.

*Matéria atualizada em 31/07/2025

Acompanhe tudo sobre:EmbraerAviaçãoTarifasIbovespa

Mais de Invest

Banco do Brasil descarta dividendo antecipado após distribuição cair para 30% do lucro

Presidente do conselho de administração da Petrobras renuncia para assumir cargo na ANP

McDonald’s (MCDC34) reduzirá preços de combos nos EUA a partir de setembro

Brics Pay: o “Pix do Brics” está em fase avançada e pode ser lançado já em setembro