Invest

Embraer acerta venda de até 20 aviões para companhia aérea japonesa por R$ 10 bi

Pedido foi apenas confirmado; All Nippon Airways (ANA) estuda o uso, no futuro, do Combustível Sustentável de Aviação produzido pelo Brasil em suas operações

Fábrica de aviões comerciais da Embraer em São José dos Campos: a companhia espera entregar até 85 aeronaves em 2025 (Leandro Fonseca/Exame)

Fábrica de aviões comerciais da Embraer em São José dos Campos: a companhia espera entregar até 85 aeronaves em 2025 (Leandro Fonseca/Exame)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 26 de março de 2025 às 09h06.

Última atualização em 26 de março de 2025 às 09h11.

Tudo sobreEmbraer
Saiba mais

A Embraer firmou contrato com a companhia aérea japonesa All Nippon Airways (ANA) para venda de até 20 aeronaves por R$ 10 bilhões na madrugada desta quarta-feira, 26. A encomenda prevê a entrega de 15 unidades inicialmente, com a possibilidade de aquisição de mais cinco.

O negócio foi firmado durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Japão. O pedido compreende jatos E-190, e as primeiras unidades devem ser entregues em 2028.

"Esse trabalho comercial que está sendo feito hoje, do governo do presidente Lula com a Embraer, tem sido importante e estratégico para o desenvolvimento da aviação brasileira", afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que acompanhou Lula na visita.

O ministro também destacou a negociação em curso para que o setor de aviação japonês possa adotar o Combustível Sustentável de Aviação (SAF) em suas operações.

O SAF é o combustível alternativo ao combustível aeronáutico de origem fóssil, produzido a partir de matérias-primas e processos que atendam a padrões de sustentabilidade.

Ele pode ser de diferentes fontes, como resíduos da agricultura, óleo de cozinha usado, gorduras, cana-de-açúcar, milho, entre outros, e pode ser usado puro ou misturado, conforme especificações técnicas de segurança, e o Brasil tem ampla expertise no tema.

Além das 15 aeronaves E-190, a All Nippon Airways (ANA) sinalizou a possibilidade da compra de outras cinco e estuda o uso, no futuro, do Combustível Sustentável de Aviação produzido pelo Brasil em suas operações.

Acompanhe tudo sobre:EmbraerLuiz Inácio Lula da SilvaJapão

Mais de Invest

Região do Delta do Rio Yangtzé responde por 58% do crescimento do comércio exterior chinês

Mercado de commodities da China mantém estabilidade pelo quinto mês seguido

Petrobras faz primeira importação de gás natural de Vaca Muerta, na Argentina

Ibovespa fecha em baixa de 0,4% e perde o patamar dos 144 mil pontos