Estátua de Elon Musk em Brownsville, no caminho para a fábrica da SpaceX (Andrew Lichtenstein/Corbis/Getty Images)
Editora do EXAME IN
Publicado em 3 de maio de 2025 às 22h42.
O local parece, em algum grau, com um filme de ficção científica: fábricas futuristas, lançamentos de foguetes, e casas idênticas enfileiradas, uma atrás da outra.
Um busto de gosto um tanto duvidoso de 2,5 metros de altura não deixa dúvidas de quem tem poder por ali: Elon Musk.
Agora, a comunidade que abriga a sede da SpaceX no sul do Texas será uma cidade independente. Em uma votação quase unânime, os moradores do local aprovaram a criação de um município, batizado de Starbase.
Segundo dados preliminares divulgados pelo site da eleição do condado, 173 votos foram favoráveis à incorporação municipal, frente a apenas quatro contrário.
A maioria absoluta dos residentes da região são funcionários da empresa ou seus familiares.
Os eleitores também aprovaram os primeiros representantes municipais – todos funcionários ou ex-funcionários da SpaceX –, eleitos sem concorrência, de acordo com a Bloomberg.
Embora a incorporação não conceda liberdade total para Musk implementar qualquer tipo de regra, ela dá à empresa maior autonomia para conduzir o desenvolvimento local.
A nova administração terá poderes sobre zoneamento, construção civil e questões básicas de infraestrutura urbana.
Nos últimos sete anos, a SpaceX transformou o local conhecido como Boca Chica — até então uma tranquila comunidade de aposentados — em um polo de construção e testes da Starship, o foguete com o qual Elon Musk pretende colonizar Marte.
Hoje, cerca de 260 funcionários vivem no novo município, cuja população total, incluindo familiares, se aproxima de 500 pessoas.
Outros 3.100 colaboradores se deslocam diariamente de cidades vizinhas, como Brownsville.
Segundo a empresa, a limitação imposta pelo condado à construção de novas moradias foi um dos fatores que impulsionaram o desejo de transformar a região em uma cidade autônoma.