Mercados

Eletropaulo cai forte com prejuízo no 4º trimestre

A distribuidora paulista reportou queda de 93,1% no lucro líquido de 2012 ante 2011


	Prejuízo foi gerado principalmente devido a custos com compra de energia acima do esperado
 (Divulgação/Facebook)

Prejuízo foi gerado principalmente devido a custos com compra de energia acima do esperado (Divulgação/Facebook)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2013 às 11h55.

São Paulo - As ações da distribuidora de energia elétrica AES Eletropaulo (ELPL4) estão sendo negociadas em forte queda. Os investidores estão avaliando o resultado trimestral apresentado pela empresa nesta terça-feira, após o fechamento do mercado. Na mínima do dia, os papéis chegaram a cair 6,48%, negociados a 11,83 reais. 

A distribuidora reportou prejuízo de 72,6 milhões de reais no quarto trimestre de 2012 ante um lucro de 686,7 milhões de reais em igual período de 2011. Na comparação anual, a distribuidora paulista reportou queda de 93,1% no lucro líquido de 2012 ante 2011, passando de 1,572 bilhão de reais para 107,9 milhões de reais.

Segundo a empresa, a forte queda nos resultados se deve a uma série de fatores. Entre eles, a venda, no quarto trimestre de 2011, da AES Atimus para a TIM que rendeu um ganho de 466,8 milhões de reais. Além disso, a revisão e o reajuste tarifários, feitos em julho de 2012, impactaram negativamente em 108,8 milhões de reais os resultados do quarto trimestre. 

Segundo o analista Oswaldo Telles, do Espirito Santo Investment Bank, os fracos resultados não devem se tornar um problema recorrente para a Eletropaulo, visto que o prejuízo foi gerado principalmente devido a custos com a compra de energia acima do que era esperado.

“Este custo extra será reembolsado durante os 12 meses a partir do próximo reajuste tarifário agendado para julho deste ano. Não esperamos que seja um problema recorrente já que se deveu principalmente a condições hidrológicas sazonais”, explica Oswaldo que reiterou a recomendação neutra e o preço-alvo de 14 reais para as ações. 

Acompanhe tudo sobre:AESB3Balançosbolsas-de-valoresEletropauloEmpresasEmpresas americanasEnergia elétricaServiços

Mais de Mercados

Como a Boeing (BA) pode explicar a crise tarifária entre EUA e China

CEO da Netflix diz que objetivo de US$ 1 tri até 2030 era aspiração: 'não é uma previsão'

'Adolescência' deslancha e Netflix tem aumento de 24% no lucro; receita subiu 13%

'Cruz da Morte' para a bolsa americana? O sinal de que as ações nos EUA ainda têm muito para cair