Mercados

Os fatos que agitaram o mercado nesta semana

Ibovespa encerra o período com queda de 0,99%, aos 60.681 pontos


	Pesquisas apontam Dilma e Marina empatadas em primeiro turno
 (REUTERS/Paulo Whitaker)

Pesquisas apontam Dilma e Marina empatadas em primeiro turno (REUTERS/Paulo Whitaker)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 5 de setembro de 2014 às 17h38.

São Paulo - O Ibovespa registrou leve queda de 0,99% nesta semana, aos 60.681 pontos. O período marcado pela divulgação de novas pesquisas eleitorais.

Para este final de semana está prevista a divulgação de mais um levantamento do Sensus sobre as eleições. O Datafolha e Ibope devem divulgar novas pesquisas a partir de terça-feira, 9 de setembro.

Dia decisivo

Os papéis preferenciais da Oi registraram ganhos de 10% nesta semana. Segundo uma reportagem do Valor Econômico, na próxima segunda-feira, os minoritários da Portugal Telecom reúnem-se em assembleia em Lisboa. Eles vão dizer se concordam ou não em ficar com os títulos vencidos e não pagos da Rioforte, junto com uma opção para reaver, em um prazo de seis anos, as ações que hoje têm da Oi e que ficarão na tesouraria da empresa enquanto isso.

1 bilhão

A ação ordinária da Eternit acumulou perdas de 2,1% nesta semana. Na quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter o processo em que o Ministério Público do Trabalho pede que a Eternit pague 1 bilhão de reais em danos morais coletivos por ter exposto ex-funcionários de uma fábrica em Osasco (SP) ao amianto - material usado para fazer telhas e caixas d'água e cujo contato contínuo pode causar doenças como o câncer.

Primeiro do ano?

A JBS Foods, divisão de aves, suínos e industrializados da JBS no Brasil, lançará sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) em outubro, caso o cenário de maior otimismo no mercado se mantenha e a demanda pela oferta se confirme. Na semana, a ação ordinária da JBS registrou queda de 3,4%.

Estatais 

A divulgação de pesquisas eleitorais fez com que as estatais mostrassem novamente uma acentada volatilidade. Apesar do mercado apostar na vitória de Marina ainda no primeiro turno, pesquisas pelo Ibope e Datafolha apontam que a candidata do PSB está empatada tecnicamente no primeiro turno. Na semana, a ação preferencial da Petrobras acumulou perdas de 2,3%. As ações de Eletrobras e de Banco do Brasil registram queda de acumulam perdas de 4,7% e 2,2%, respectivamente.

Celulose

Na semana, as ações das produtoras de celulose de eucalipto Fibria e Suzano acumulam ganhos de 5,8% e de 6,3%, respectivamente. A alta se deve aos investidores encorajados por expectativas de que a redução na capacidade de produção mundial do insumo possa contribuir para uma eventual alta nos preços. A Ence, líder europeia na produção de celulose de eucalipto, disse na quinta-feira que fechará seu deficitário negócio de celulose no complexo industrial de Huelva, com capacidade de produção de 410 mil toneladas ao ano, para concentrar esforços na geração de energia elétrica por biomassa. Segundo a empresa, a produção de celulose apresentou perdas nos três últimos trimestres devido à sua estrutura de custos e à falta de madeira local.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3

Raízen conversa com Petrobras sobre JV de etanol, diz Reuters; ação sobe 6%

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol

JBS anuncia plano de investimento de US$ 2,5 bilhões na Nigéria