Mercados

Eike Batista planeja listar ações de todas as empresas do Grupo EBX em Londres

Em entrevista à rede de TV americana CNBC, o bilionário reiterou que a OGX será a primeira a estrear na Bolsa de Londres

O empresário também detalhou como planeja se tornar o homem mais rico do mundo (Daniela Dacorso)

O empresário também detalhou como planeja se tornar o homem mais rico do mundo (Daniela Dacorso)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de maio de 2011 às 11h35.

São Paulo - O bilionário brasileiro Eike Batista, proprietário da holding EBX, reiterou nesta quarta-feira (4) que planeja lançar ações da OGX Petróleo e Gás Participações (OGXP3) na Bolsa de Londres, e afirmou que as demais companhias do grupo (MMX, LLX, OSX e MPX) serão as próximas, durante entrevista concedida à rede de TV americana CNBC.

"Uma forma de expor melhor nossas ações é listar elas em bolsas internacionais. Inicialmente vamos listar a OGX em Londres. A bolsa britânica é a 'mecca' dos recursos naturais. As maiores companhias, como a BHP Billiton e a Rio Tinto, além das empresas russas, estão listadas por lá. Vamos começar com a OGX e, depois, todas as outras", disse Eike Batista.

O empresário também manisfestou novamente sua intenção de se tornar o homem mais rico do mundo, superando bilionários como o magnata mexicano Carlos Slim e o megainvestidor americano Warren Buffet, cujas fortunas estão avaliadas em 53,5 bilhões e 47 bilhões de dólares, respectivamente.

"Eu criei cinco companhias que possuem um total de recursos avaliados em 2,3 trilhões de dólares, com um baixo custo de produção. Portanto, é apenas uma questão de tempo. Eu não sei como irei superar Carlos Slim, seja pelo lado direito ou pelo lado esquerdo, mas isso irá acontecer", disse Eike Batista, considerado o oitavo homem mais rico do mundo no raking da revista Forbes, com 28 bilhões de dólares.

Segundo o bilionário brasileiro, essa conquista se dará através do aumento das reservas de recursos naturais de suas companhias. "O básico nós já perfuramos. Ainda temos mais acres para perfurar", declarou Eike Batista, referindo-se aos poços de petróleo localizados na área do pré-sal, cujos recursos encontrados devem aumentar ainda mais na medida em que se intensificam as explorações.

Questionado sobre onde estão as oportunidades, o empresário brasileiro afirmou que o governo chinês está trabalhando para trazer 400 milhões de habitantes para o mundo do consumo até 2020. "Serão 1 bilhão de pessoas no mundo que almejarão ter sua casa própria, seus produtos eletrônicos, etc. Neste sentido, o consumo de recursos naturais, como combustível e minério de ferro, continuará. Portanto, o mundo seguirá precisando dos recursos naturais", explicou.

Confira a entrevista na íntegra de Eike Batista à CNBC:

http://plus.cnbc.com/rssvideosearch/action/player/id/3000020221/code/cnbcplayershare

Acompanhe tudo sobre:AçõesEBXEike BatistaEmpresáriosEmpresasGás e combustíveisIndústria do petróleoIPOsMercado financeiroMineraçãoMMXOfertas de açõesOGpar (ex-OGX)OSXPersonalidadesPetróleoPrumo (ex-LLX)Setor de transporteSiderúrgicas

Mais de Mercados

B3: estrangeiros retiram na Super Quarta metade do valor sacado no mês

Iene em alta e dólar em queda: por que a desvalorização da moeda americana deve se acelerar

Do campo à Faria Lima, dívida da Agrogalaxy passa de R$ 4,5 bilhões

"Emergentes podem voltar a ser os queridinhos do mercado", diz Luiz Fernando Araujo, da Finacap