As ações da fabricante de brinquedos chinesa Pop Mart, conhecida pela bonecas colecionáveis Labubu, uma linha de monstros semelhantes a elfos que vêm em embalagens de caixa surpresa, recuaram mais de 9% nesta quinta-feira, 23, no pior desempenho desde abril, ampliando as perdas após o pico no fim de agosto.
O movimento reflete a preocupação dos investidores que o hype em torno da empresa pode estar chegando ao fim. O tombo na ação ocorreu mesmo depois de a companhia ter reportado que a receita do terceiro trimestre mais que triplicou em relação a do ano anterior, já que as vendas da companhia nos EUA aumentaram entre 1.265% e 1.270%.
Os preços de revenda de Labubus caíram drasticamente, chegando perto ou abaixo dos preços oficiais após um período de alta demanda e preços. Por exemplo, o Labubu Luck, lançado em abril, viu seu preço de revenda disparar para mais de 500 yuans, ou cerca de US$ 70, em determinado momento. Mas, desde então, esse valor caiu para 108 yuans, ou cerca de US$ 15, de acordo com a plataforma de revenda Qiandao.
Desde agosto, as ações da Pop Mart caíram 30%, mas ainda acumulam valorização de 159% no ano.
Analistas estão divididos sobre a interpretação. A queda nos preços de revenda pode indicar desaceleração do entusiasmo por Labubu entre colecionadores ou ser resultado de estratégias da empresa para aumentar a oferta e combater a revenda, sem refletir necessariamente queda na demanda.
Segundo a Reuters, a Pop Mart aumentou em 10 vezes o fornecimento de brinquedos de pelúcia este ano e agora produz cerca de 30 milhões de unidades por mês.
Analistas do Morgan Stanley comentaram em uma nota a clientes de setembro que “os preços no mercado de segunda mão não refletem efetivamente a verdadeira situação de oferta e demanda”, especialmente dadas as iniciativas da Pop Mart para limitar a influência dos revendedores.
A popularidades das bonecas levaram especialistas a compararem os Labubus com os Beanie Babies, febre dos anos 1990 que terminou em forte desvalorização. Na época, o mercado de pelúcias se expandiu com os primeiros sites de comércio eletrônico, como o eBay.
No entanto, as Labubus não são o único produto da Pop Mart a atrair a atenção de compradores de brinquedos não tradicionais. O Morgan Stanley destaca que personagens emergentes como Twinkle Twinkle e oportunidades de expansão global continuam desempenhando um papel fundamental no crescimento da fabricante chinesa.