Mercados

Draghi defende plano de compra de títulos do BCE na Alemanha

Em declarações preparadas para o início de sua reunião com os parlamentares alemães, Mario Draghi tratou ponto a ponto das preocupações deles com o programa

Presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi (Thomas Peter/Reuters)

Presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi (Thomas Peter/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2012 às 13h02.

Berlim - O novo programa de compra de títulos do Banco Central Europeu (BCE) não causará inflação nem comprometerá a independência do banco, afirmou o presidente da autoridade monetária, Mario Draghi, a legisladores alemães nesta quarta-feira em uma defesa detalhada de seu plano de política.

Em declarações preparadas para o início de sua reunião com os parlamentares, Draghi tratou ponto a ponto das preocupações deles com o programa, conhecido como Transações Monetárias Diretas (OMT, na sigla em inglês).

"As OMTs não levarão a um financiamento disfarçado de governos....As OMTs não comprometerão a independência do BCE", disse ele em comunicado.

"As OMTs não criarão riscos excessivos para os contribuintes da zona do euro", acrescentou. "As OMTs não levarão à inflação." Em vez disso, ele disse que as intervenções sob o programa "têm o objetivo de enviar um sinal claro a investidores de que seus temores sobre a zona do euro não têm base." O BCE ainda não realizou nenhuma compra de bônus através do programa, que foi anunciado em setembro.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaBCEEuropaMario DraghiMercado financeiroPaíses ricosTítulos públicos

Mais de Mercados

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3

Raízen conversa com Petrobras sobre JV de etanol, diz Reuters; ação sobe 6%

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol

JBS anuncia plano de investimento de US$ 2,5 bilhões na Nigéria