Mercados

Dow, S&P renovam máximas após declarações de membros do Fed

Declarações de autoridades do Fed aliviaram temores de que o banco central norte-americano pode começar a reduzir seu programa de estímulo


	O índice Dow Jones avançou 0,34 %, para 15.387 pontos. O índice Standard & Poor's 500 teve valorização de 0,17 %, para 1.669 pontos
 (Getty Images)

O índice Dow Jones avançou 0,34 %, para 15.387 pontos. O índice Standard & Poor's 500 teve valorização de 0,17 %, para 1.669 pontos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2013 às 18h16.

Nova York - As ações norte-americanas encerraram em alta nesta terça-feira, com o Dow Jones e o S&P 500 renovando suas máximas históricas no fechamento após declarações de autoridades do Federal Reserve aliviarem temores de que o banco central norte-americano pode começar a reduzir seu programa de estímulo.

O índice Dow Jones avançou 0,34 %, para 15.387 pontos. O índice Standard & Poor's 500 teve valorização de 0,17 %, para 1.669 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 0,16 %, para 3.502 pontos.

A ação da Home Depot, componente do Dow Jones, deu força ao mercado após a maior rede de lojas de material de construção elevar sua projeção de lucro, levando o papel da empresa a renovar sua máxima histórica no intradia.

A ação do JPMorgan também somou aos ganhos do Dow Jones, fechando com alta de mais de 1 % para uma máxima em 52 semanas, depois que a direção do banco ganhou um voto de confiança de acionistas.

As ações ampliaram os ganhos na parte da tarde após o presidente do Fed de Nova York, William Dudley, afirmar que não pode ter certeza se membros da instituição vão reduzir ou aumentar o ritmo de compras de bônus, devido à perspectiva econômica "incerta".

Mais cedo, o presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, pediu que o Banco Central Europeu considere empregar um programa de "quantitative easing" ao estilo norte-americano para combater a desaceleração na inflação e a recessão na zona do euro.

"Tem havido crescentes temores de que chegou a hora de o Fed remover parte desse estímulo do mercado, especialmente com as ações nestes níveis. O que ouvimos de autoridades do Fed hoje basicamente serviu de impulso adicional ao mercado", disse o presidente do hedge fund LibertyView, Rick Meckler.

"Mas o avanço motivado pela política de juros baixos é limitado", disse Meckler. "Ele tem de traduzir-se em notícias econômicas ou balanços corporativos."

O programa de compras mensais de 85 bilhões de dólares em bônus pelo Fed desempenhou um papel significativo no rali do mercado, e investidores recentemente tornaram-se nervosos sobre quando o banco central dos EUA vai alterar ou interromper o programa.

Aualizada às 18h15
Acompanhe tudo sobre:Dow JonesFed – Federal Reserve SystemMercado financeirowall-street

Mais de Mercados

Jamie Dimon, CEO do JPMorgan, aconselha Trump: 'Pare de discutir com Powell sobre juros'

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas