EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de fevereiro de 2011 às 18h57.
Por Gustavo Nicoletta
Nova York - Após passar boa parte da sessão em baixa, o índice Dow Jones recuperou o fôlego no final da sessão e fechou em alta pelo oitavo pregão consecutivo, diante da divulgação de balanços positivos pela Coca-Cola e pela Walt Disney, dois de seus componentes. Os demais índices acionários, no entanto, permaneceram em território negativo, refletindo a cautela do mercado com os juros mais altos na China e com os ganhos acumulados pelos mercados de ações recentemente.
O Dow Jones subiu 6,74 pontos, ou 0,06%, para 12.239,89 pontos, o maior nível de fechamento em 30 meses. Entre os componentes do índice, a Walt Disney subiu 5,29% depois de ter anunciado na terça-feira que seu lucro do quarto trimestre cresceu 54% na comparação com igual período do ano passado, superando as estimativas de analistas. A Coca-Cola divulgou que seu lucro do quarto trimestre mais que triplicou em relação a um ano antes e teve alta de 0,45% em suas ações.
O JPMorgan Chase, no entanto, recuou 1,38% depois de um dos executivos do banco ter pedido desculpas por cobranças indevidas nas hipotecas de 4.500 militares e por ter executado erroneamente 18 dessas dívidas.
Entre os demais índices, o Nasdaq caiu 7,98 pontos, ou 0,29%, para 2.789,07 pontos. O S&P-500 teve queda de 3,69 pontos, ou 0,28%, para 1.320,88 pontos. "O mercado está começando a recuar após a divulgação dos balanços", disse Keith Springer, presidente da Capital Financial Advisory Services. "Não há mais boas notícias para empurrar os índices para cima imediatamente, então estamos observando um movimento de retirada."
Diante da escassez de indicadores econômicos nesta quarta-feira, os investidores prestaram atenção nos comentários do presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, durante uma audiência com o Comitê de Orçamento da Câmara dos Representantes dos EUA. Ele reiterou suas preocupações com o vigor da economia norte-americana e tentou minimizar as preocupações do mercado com a inflação. As declarações, no entanto, não mexeram com as ações.
Entre os destaques da sessão, a NYSE Euronext subiu 14,04% depois de confirmar que está negociando uma fusão com a alemã Deutsche Boerse. A notícia foi divulgada horas depois de o London Stock Exchange Group e o TMX Group concordarem em se fundir. As informações são da Dow Jones.