Mercados

Dow Jones bate recorde e chega aos 25.000 pontos

A alta tem sido explicada pelo crescimento econômico mais acelerado em todo o mundo e pela melhora do consumo e do desempenho das empresas

Bolsas nos EUA: A euforia também tem ajudado as ações brasileiras

Bolsas nos EUA: A euforia também tem ajudado as ações brasileiras

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2018 às 18h39.

Última atualização em 4 de janeiro de 2018 às 21h12.

O ano é novo e o patamar de um dos principais índices de ações do mundo, também. O Dow Jones chegou à marca dos 25.000 pontos pela primeira vez na história nesta quinta-feira. O índice, formado por empresas industriais americanas, subiu 0,62% e também quebrou outro recorde: a mais rápida escalada de 1.000 pontos. Foram necessários 35 dias no calendário para levar o Dow Jones dos 24.000 para os 25.000 pontos.

O desempenho desta quinta-feira é mais um marco da euforia que tomou conta do mercado financeiro e tem desafiado céticos a cada alta. No ano passado, o Dow Jones subiu 5.000 pontos, quebrando recorde atrás de recorde.

A alta tem sido explicada pelo crescimento econômico mais acelerado em todo o mundo e pela melhora do consumo e do desempenho das empresas. Dados econômicos de Estados Unidos, China e Europa neste início de ano sugerem que a expansão continuará e, com ela, o ânimo dos investidores.

A euforia também tem ajudado as ações brasileiras. O Ibovespa subiu 0,84% nesta quinta-feira e fechou o dia em 78.647 pontos pela primeira vez na história. Na Europa, o Stoxx Europe 600 subiu 0,9%. Na Ásia, o Nikkei Stock Average, do Japão, teve alta de 3,3% e chegou ao maior patamar em 26 anos.

O otimismo com o mercado financeiro persiste no Brasil e no mundo. No cenário local, analistas aguardam agora os 80.000 pontos e estimam o índice em 88.000 no fim deste ano. Enquanto o otimismo for generalizado, investidores continuarão indo às compras.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresDow JonesExame Hoje

Mais de Mercados

Muita emoção na Bolsa? As ações de “convicção” do UBS para navegar na volatilidade

Ações de Netflix e Disney caem após China anunciar redução na importação de filmes dos EUA

Insider trading? Senadores pedem investigação de Trump após pausa em tarifas

Apesar de trégua, tarifas de Trump terão 'impacto sério' na economia global, diz UBS