Mercados

Dólar volta acima de R$1,65 com possível ação do governo

São Paulo - O dólar subia além de 1,65 real nos primeiros negócios desta Quarta-Feira de Cinzas, refletindo a expectativa do mercado com novas medidas do governo para frear a valorização do real. Às 13h57, a moeda norte-americana subia 0,67 por cento, a 1,656 real. Na sexta-feira, uma fonte do Ministério da Fazenda afirmou à […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de março de 2011 às 14h01.

São Paulo - O dólar subia além de 1,65 real nos primeiros negócios desta Quarta-Feira de Cinzas, refletindo a expectativa do mercado com novas medidas do governo para frear a valorização do real.

Às 13h57, a moeda norte-americana subia 0,67 por cento, a 1,656 real.

Na sexta-feira, uma fonte do Ministério da Fazenda afirmou à Reuters que o governo poderia anunciar logo depois do Carnaval medidas como uma elevação da taxação sobre investimentos estrangeiros.

De acordo com a fonte, que não descartou a adoção de uma quarentena, o mais provável é que o governo anuncie algo na quinta-feira, após monitorar o comportamento do mercado nesta sessão. [ID:nN04238181] O dólar fechou abaixo de 1,65 real na sexta-feira pela primeira vez desde setembro de 2008, influenciado pela contínua entrada de recursos no país e pela fraqueza recente da moeda norte-americana no exterior. [ID:nN04217602] A queda recente do dólar aconteceu após semanas de volatilidade muito baixa em meio às frequentes intervenções do Banco Central no mercado. A autoridade monetária tem comprado dólares à vista, a termo e no futuro.

Em meio à tendência de valorização do real, os investidores estrangeiros aumentaram a posição vendida na moeda dos Estados Unidos a 15,053 bilhões de dólares nos mercados futuro e de cupom cambial da BM&FBovespa na sexta-feira. A posição é a maior desde novembro do ano passado.

Apesar da expectativa de novas medidas, o movimento nesta quarta-feira, por ora, era considerado "fraco" pelo operador de uma das principais corretoras. O mercado abriu somente às 13h.

Dados da clearing (câmara de compensação) da BM&FBovespa mostravam pouco mais de 500 milhões de dólares em operações na primeira hora de negócios.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Novo Nordisk planeja lançar pílula contra obesidade em plataformas de telemedicina

Renault estuda aliança com chinesa Cherry para fabricar carros na América do Sul

Ibovespa fecha nos 144 mil pontos, mas tem saldo negativo na semana

Dólar fecha semana de 'shutdown' estável, em R$ 5,33