Mercados

Dólar tem leve baixa ante real à espera de contingenciamento

Às 10:13, a moeda americana recuava 0,25 por cento, a 3,1311 reais na venda, depois de terminar a terça-feira em alta de 0,31 por cento

Dólar: contingenciamento do Orçamento devem movimentar o mercado de câmbio no dia de hoje (Foto/Thinkstock)

Dólar: contingenciamento do Orçamento devem movimentar o mercado de câmbio no dia de hoje (Foto/Thinkstock)

R

Reuters

Publicado em 29 de março de 2017 às 10h24.

São Paulo - O dólar exibia leves baixa ante o real nesta quarta-feira, monitorando o recuo da moeda ante divisas de países emergentes no exterior enquanto aguardava o anúncio do contingenciamento do Orçamento de 2017 e provável elevação de impostos, no final da tarde.

Às 10:13, o dólar recuava 0,25 por cento, a 3,1311 reais na venda, depois de terminar a terça-feira em alta de 0,31 por cento. O dólar futuro tinha recuo de 0,33 por cento.

"O mercado fica receoso com o que será anunciado, com o impacto que terá sobre a retomada do país. Na dúvida, o investidor mantém sua posição", avaliou o operador da H.Commcor Cleber Alessie Machado, ao destacar que nos atuais níveis de preço a moeda tem atraído vendedores.

Havia expectativa de que o anúncio sobre o contingenciamento acontecesse na véspera, mas o governo estava aguardando informações sobre receitas para fechar o pacote, entre elas recursos provenientes de precatórios e decisões sobre usinas hidrelétricas.

A meta de déficit primário deste ano é de 139 bilhões de reais para o governo central (governo federal, INSS e Banco Central). O governo tem até o dia 30 para publicar decreto especificando as despesas discricionárias que precisará cortar para cumpri-la.

No exterior, o dólar trabalhava com recuo ante divisas de países emergentes e ligados a commodities, como os pesos chileno e mexicano e a lira turca.

Ante uma cesta de moedas, o dólar exibia alta, após dados da economia dos Estados Unidos solidificarem mais aumentos de juros neste ano. A divisa também subia ante o euro e a libra, com o início do processo de saída do Reino Unido da União Europeia.

O Banco Central realiza nesta sessão mais um leilão de até 10 mil swaps tradicionais --equivalentes à venda futura de dólares-- para rolagem do vencimento de abril.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraCâmbioDólarMoedasMercado financeiroOrçamento federal

Mais de Mercados

A nova aposta do Google: data centers alimentados por energia nuclear

Airbnb vai adotar tecnologia 'antifesta' em reservas no Halloween

Com chips de IA, Qualcomm tem maior alta na bolsa em seis meses

Ibovespa bate novo recorde com otimismo após encontro de Lula e Trump