Invest

Dólar sobe mais de 2% e supera R$ 5,30 com tensão institucional

Às 12h12, o dólar avançava 2,31%, a 5,2960 reais na venda, e chegou a tocar 5,3020 reais na máxima do dia

O dólar operou em alta no mercado à vista ao longo desta terça-feira, 21, após quatro sessões de perdas frente o real (Yuji Sakai/Getty Images)

O dólar operou em alta no mercado à vista ao longo desta terça-feira, 21, após quatro sessões de perdas frente o real (Yuji Sakai/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 8 de setembro de 2021 às 12h30.

Última atualização em 8 de setembro de 2021 às 13h30.

O dólar subia mais de 2% ante o real nesta quarta-feira pós-feriado de 7 de Setembro, com os operadores elevando a cautela após novos ataques do presidente Jair Bolsonaro aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As novas investidas ocorreram no feriado do Dia da Independência, quando Bolsonaro participou de atos em Brasília e São Paulo, e agora os investidores ficam de olho nas reações do Congresso e do Judiciário.

Um possível impeachment do presidente Jair Bolsonaro já passou a ser discutido por diversos partidos que até o momento não fazem oposição sistemática ao governo, mas que condenaram os discursos de Bolsonaro no dia 7 de Setembro.

Às 12h12, o dólar avançava 2,31%, a 5,2960 reais na venda, e chegou a tocar 5,3020 reais na máxima do dia. O dólar futuro subia 2,41%, a 5,312 reais.

Esse comportamento refletia avaliação de boa parte dos mercados de que o discurso inflamado de Bolsonaro colabora para o agravamento da tensão institucional no Brasil, o que pode repercutir negativamente sobre o desempenho econômico.

Os eventos de terça-feira mostram que Bolsonaro "tem ainda bastante apoio popular e continua sendo personagem importante no cenário político/eleitoral", mas, "por outro lado, o ambiente institucional deve ficar ainda mais tenso", escreveram analistas da Genial Investimentos. "O resultado será mais incerteza e volatilidade e, provavelmente, menos crescimento e mais inflação."

Na última sessão, na segunda-feira, a moeda americana spot caiu 0,14%, a 5,1764 reais na venda.

Acompanhe tudo sobre:DólarSupremo Tribunal Federal (STF)Jair BolsonaroGoverno Bolsonaro

Mais de Invest

Mega-Sena: resultado do concurso 2.932; prêmio é de R$ 96 milhões

Petrobras (PETR4) tem alta de 17% na produção de petróleo no 3º tri

Taco Bell aposta em cafés e bebidas especiais para atrair consumidores da Geração Z

Efeito Mercado Livre: Casas Bahia acumula alta de 22% na semana