Mercados

Dólar sobe a R$1,57 após intervenção cambial no Japão

São Paulo - O dólar subia acima de 1,57 real no início desta quinta-feira, acompanhando a alta global da moeda norte-americana após a intervenção do Banco do Japão para barrar a valorização do iene. Às 9h54, o dólar à vista tinha alta de 0,67 por cento, a 1,5715 real. No mesmo horário, a moeda subia […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2011 às 10h18.

São Paulo - O dólar subia acima de 1,57 real no início desta quinta-feira, acompanhando a alta global da moeda norte-americana após a intervenção do Banco do Japão para barrar a valorização do iene.

Às 9h54, o dólar à vista tinha alta de 0,67 por cento, a 1,5715 real. No mesmo horário, a moeda subia 1,04 por cento em relação a uma cesta com as principais divisas.

"O dólar ganha valor frente às demais moedas, em especial frente ao iene, refletindo a intervenção no mercado de câmbio japonês para conter a apreciação da moeda local; assim, esperamos que o real deprecie frente ao dólar no decorrer do dia", escreveu a equipe econômica do Bradesco, liderada pelo economista Octavio de Barros, em relatório.

O Banco do Japão se juntou à guerra cambial nesta quinta-feira ao intervir no mercado para proteger as exportações do país de um dólar globalmente desvalorizado. O iene despencava mais de 3 por cento ante o dólar, para o menor nível em três semanas.

Na quarta-feira, o banco central da Suíça já havia reagido ao efeito da queda do dólar sobre sua economia, reduzindo a taxa básica de juros de forma inesperada para diminuir a atratividade do franco suíço como alternativa de investimento ao dólar em meio à crise nos Estados Unidos.

A aversão a risco também predominava no restante do mercado, com baixa de 0,40 por cento do índice Reuters-Jefferies das commodities e queda de mais de 2 por cento do índice futuro do Ibovespa ainda em meio às preocupações com o crescimento global e um agravamento da crise europeia.

No Brasil, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou em entrevista ao programa "Bom Dia Ministro" que as medidas recentes tomadas pelo governo no câmbio ajudaram a evitar uma valorização maior do real.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioDólarMoedas

Mais de Mercados

Palantir nega falhas de segurança em sistemas de defesa; mercado reage mal e ação cai 7,5%

Novo Nordisk planeja lançar pílula contra obesidade em plataformas de telemedicina

Renault estuda aliança com chinesa Cherry para fabricar carros na América do Sul

Ibovespa fecha nos 144 mil pontos, mas tem saldo negativo na semana