Invest

Dólar cai em 24 das 27 maiores economias desde posse de Trump; real se destaca

A maior valorização frente ao dólar ocorreu com o rublo russo, com ganho de 23,40%

Dólar cai em 24 das 27 principais economias desde a posse de Trump (Designed by/Freepik)

Dólar cai em 24 das 27 principais economias desde a posse de Trump (Designed by/Freepik)

Publicado em 21 de julho de 2025 às 16h34.

Desde quando Donald Trump assumiu o segundo mandato como presidente dos Estados Unidos, o dólar passou por uma ampla desvalorização frente a outras moedas globais. De acordo com um levantamento da consultoria Elos Ayta, até 18 de julho, a moeda norte-americana perdeu força em 24 das 27 principais economias analisadas.

A queda do dólar também foi registrada no índice DXY — que mede seu desempenho frente a uma cesta de moedas fortes — com retração de 10,49% no mesmo período.

Moedas que mais valorizaram — real está no ranking

A maior valorização frente ao dólar ocorreu com o rublo russo, com ganho de 23,40%. Na sequência, aparecem a coroa sueca (13,66%) e o franco suíço (13,04%). No total, sete moedas avançaram mais de 10% sobre a divisa.

No Brasil, a moeda norte-americana Ptax — referência usada pelo Banco Central (BC) — caiu 8,32% no período. Com isso, o real aparece na 11ª colocação entre as moedas que mais se valorizaram.

"Esse cenário reforça a percepção de fortalecimento do real, em linha com a tendência global de desvalorização do dólar, e está associado à melhora do fluxo cambial e ao apetite por risco de investidores estrangeiros", destacou o estudo.

Em contrapartida, a divisa apresentou valorização apenas em três países: Hong Kong (0,77%), Turquia (13,59%) e Argentina (22,83%). Nessas duas últimas economias, a alta está relacionada a desequilíbrios internos, como inflação e incertezas políticas.

A tendência de queda do dólar está associada à expectativa de cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed). Essa perspectiva favorece investimentos em ativos de risco e fortalece moedas de países emergentes, o que, segundo a Elos Ayta, já tem impulsionado os mercados acionários globais.

Acompanhe tudo sobre:DólarDonald TrumpMercado financeiro

Mais de Invest

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Mega-Sena: resultado do concurso 2.938; prêmio é de R$ 55 milhões