Mercados

Dólar cai ante real após corte do juro na Europa

Moeda opera em queda com surpreendente corte dos juros na zona do euro e diante da incerteza sobre a permanência da Grécia no bloco europeu

O novo presidente do BCE, Mario Draghi, justificou a medida dizendo que o crescimento econômico da zona do euro deve ser bem menor do que o esperado (Ralph Orlowski/Getty Images)

O novo presidente do BCE, Mario Draghi, justificou a medida dizendo que o crescimento econômico da zona do euro deve ser bem menor do que o esperado (Ralph Orlowski/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de novembro de 2011 às 11h54.

São Paulo - O dólar operava em baixa ante o real nesta quinta-feira, em outra de sessão de forte volatilidade internacional após o surpreendente corte dos juros na zona do euro e diante da incerteza sobre a permanência da Grécia no bloco europeu.

Às 12h44 (horário de Brasília), a moeda norte-americana era cotada a 1,7292 real, em queda de 0,48 por cento. O dólar chegou a recuar a 1,7142 real, em baixa de mais de 1 por cento, após o Banco Central Europeu (BCE) diminuir a taxa de juros em 0,25 ponto percentual, a 1,25 por cento.

A medida surpreendeu o mercado, que esperava estabilidade.

O novo presidente do BCE, Mario Draghi, justificou a medida dizendo que o crescimento econômico da zona do euro deve ser bem menor do que o esperado em meio à crise da dívida que já ameaça expulsar a Grécia do bloco monetário. O euro , agora com menor rentabilidade, era operado perto da estabilidade após a decisão. Em relação a uma cesta com as principais divisas, o dólar tinha a mesma reação.

O mercado também aguardava a possível renúncia do primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, pressionado dentro e fora de seu país após propor um referendo sobre o recente pacote de ajuda internacional a Atenas. "O mercado de dólar está se comportando 100 por cento em relação com a Europa. Hoje estamos um pouquinho mais otimistas sobre a Europa que na terça. A volatilidade não vai parar até a situação com a Grécia estar resolvida", disse o operador de câmbio da corretora Interbolsa Ovídio Soares.

A porta-voz da Comissão Europeia, Kottova Karolina, afirmou que não existe a possibilidade dentro dos tratados de que um país deixe a zona do euro sem deixar também a União Europeia como um todo.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsCâmbioDólarMoedasUnião EuropeiaGréciaCrise gregaBCE

Mais de Mercados

Palantir nega falhas de segurança em sistemas de defesa; mercado reage mal e ação cai 7,5%

Novo Nordisk planeja lançar pílula contra obesidade em plataformas de telemedicina

Renault estuda aliança com chinesa Cherry para fabricar carros na América do Sul

Ibovespa fecha nos 144 mil pontos, mas tem saldo negativo na semana