Cédula de 100 dólares: às 10h26, a moeda norte-americana perdia 0,56 por cento, a 2,4235 reais na venda, após fechar a sessão anterior com alta de 1,02 por cento (Adek Berry/AFP)
Da Redação
Publicado em 4 de fevereiro de 2014 às 09h36.
São Paulo - O dólar recuava ante o real nesta terça-feira, após o Banco Central anunciar na véspera que dará início ao processo de rolagem dos contratos de swap cambial tradicional --equivalentes a venda futura de dólares-- que vencem em março.
Às 10h26, a moeda norte-americana perdia 0,56 por cento, a 2,4235 reais na venda, após fechar a sessão anterior com alta de 1,02 por cento.
"Com certeza, se o BC não tivesse anunciado a rolagem antecipadamente, o dólar estaria subindo", afirmou o analista do Brasif Gestão André Santoro. Contudo, ele afirmou que o impacto da decisão não é tão intenso, uma vez que o mercado já esperava que a autoridade monetária rolasse os contratos.
O BC anunciou após o fechamento da sessão anterior que iniciará na quinta-feira a rolagem do equivalente a 7,378 bilhões de dólares em swaps que vencem em 5 de março, mas divulgará as condições da oferta na quarta-feira.
A autoridade monetária tem rolado integralmente os swaps que venceram nos últimos meses e analistas afirmam que essa rodada não deve ser exceção. Desta vez, o BC anunciou a rolagem mais cedo, em meio à forte pressão sobre o dólar.
Nesta manhã, o BC também deu continuidade às intervenções diárias, vendendo a oferta total de até 4 mil swaps tradicionais em operação com volume financeiro equivalente a 197,0 milhões de dólares. Foram 730 contratos para 1º de agosto e 3.270 contratos para 1º de dezembro deste ano.
A depreciação do dólar ante o real vem em linha com a queda da divisa norte-americana sobre outras moedas emergentes, que vinham sofrendo intensa pressão nas últimas semanas em meio à onda global de mau humor com países em desenvolvimento.
"Nesses momentos de alívio global, a gente tem visto o real acompanhar as outras moedas emergentes", afirmou o tesoureiro de um banco nacional.
O dólar recuava em relação à lira turca, ao peso mexicano e ao peso chileno.