Mercados

Dólar avança contra real na esteira de leilão de petróleo

Moeda americana subiu 0,29% e encerrou o dia sendo negociada a 4,093 reais

Dólar continua movimento de alta, após leilão da cessão onerosa frustrar investidores (Thomas Trutschel/Photothek/Getty Images)

Dólar continua movimento de alta, após leilão da cessão onerosa frustrar investidores (Thomas Trutschel/Photothek/Getty Images)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 7 de novembro de 2019 às 18h12.

O dólar avançou novamente contra o real nesta quinta-feira (7). A moeda chegou a ultrapassar a marca dos 4,10 reais durante o dia, com a frustração de investidores com os leilões de petróleo ainda pesando mais que o otimismo em relação a possível acordo comercial entre EUA e China.

O dólar à vista subiu 0,29%, a 4,093 reais na venda. Na B3, o dólar futuro era negociado em alta de 0,39%, a 4,1000 reais.

Após a decepção do mercado com o megaleilão da cessão onerosa, o clima não se dissipou nesta quinta-feira. Um consórcio da Petrobras com a chinesa CNODC arrematou o bloco Aram, na Bacia de Santos, durante a sexta rodada de licitação. Não houve propostas para os outros blocos ofertados.

Na quarta-feira (6), o dólar à vista  havia fechado em alta de 2,22%, a 4,0818 reais na venda, maior variação percentual diária desde 27 de março.

Para Fernando Bergallo, diretor de câmbio da FB Capital, a pressão no câmbio reflete mais do que a frustração com o leilão do pré-sal. "A percepção da falta de confiança no país é o grande mote da alta do dólar", disse.

Porém, Bergallo disse acreditar que a moeda está supervalorizada, mirando o nível de 4 reais para o dólar até o final deste ano.

A queda do dólar só não foi maior pela reação do mercado com a notícia de que os Estados Unidos e a China concordaram em reverter tarifas como parte da primeira fase de um acordo comercial, segundo uma autoridade dos EUA.

O índice do dólar contra uma cesta de moedas avançava 0,19%, puxado pela desvalorização do euro e da libra esterlina.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioDólar

Mais de Mercados

B3 reforça estratégia em duplicatas com aquisição de R$ 37 milhões

Sob 'efeito Coelho Diniz', GPA fecha segundo dia seguido entre maiores altas da bolsa

Trump diz que está preparado para disputa judicial pela demissão de Lisa Cook do Fed

Dólar fecha em leve alta de a R$ 5,43 com dados do IPCA-15