Mercados

Do auge em 2010 à crise atual: PDG perde 99% do valor de mercado

Construtora, que estreou na Bolsa há uma década, viu suas ações derreterem nos últimos anos; veja como a companhia perdeu valor ano a ano

PDG: construtora chegou a valer 11,23 bilhões de reais na Bolsa (Divulgação)

PDG: construtora chegou a valer 11,23 bilhões de reais na Bolsa (Divulgação)

Rita Azevedo

Rita Azevedo

Publicado em 22 de fevereiro de 2017 às 15h08.

Última atualização em 22 de fevereiro de 2017 às 17h27.

São Paulo — A PDG Realty, que apresenta nesta quarta-feira (22) pedido de recuperação judicial, viveu altos e baixos na Bolsa nos últimos anos.

A companhia, que estreou na Bolsa há uma década, chegou a ocupar o posto de uma das maiores empresas do setor imobiliário em meados de 2010. Impulsionada pelo boom da construção e por aquisições importantes, a construtora se tornou uma das queridinhas dos investidores e atingiu 11,23 bilhões de reais em valor de mercado. Na época, as ações eram negociadas por pouco mais de 40 reais cada uma.

Já em 2015, o cenário era outro. Com a piora na situação financeira da empresa e o mau tempo no setor imobiliário, os papéis passaram a ser negociados por menos de dez centavos. Para poderem continuar em negociação na Bolsa, as ações foram agrupadas na proporção de 50 para 1.

Em agosto daquele ano, a empresa começou um processo de reestruturação de dívidas, que não foi o suficiente para mexer com o ânimo dos investidores. No final de 2015, o valor de mercado da PDG encolheu para 80 milhões de reais.

A situação piorou ainda mais em 2016. Mesmo com um acordo fechado com credores para o pagamento das obrigações, a delicada situação financeira da empresa fez com que seus papéis derretessem mais uma vez. Em dezembro do ano passado, a empresa atingiu um de seus menores valor de mercado da história 58,53 milhões de reais. O montante é 99% menor do que o registrado durante o auge da companhia.

No começo de 2017, o mercado voltou a se entusiasmar com o setor imobiliário e com a possibilidade da PDG entrar com um pedido de recuperação judicial. De janeiro para cá, as ações da companhia valorizaram quase 180%. Atualmente, os papéis são negociados na casa dos três reais. Enquanto o pedido não é apresentado à Justiça, os papéis estão fora de negociação na Bovespa.

Acompanhe tudo sobre:B3PDGRecuperações judiciais

Mais de Mercados

CVC sobe 7% na bolsa com poison pill e alta das ações domésticas

Em meio a pressão por boicotes, ação do Carrefour sobe 3,31%

O saldo final – e os vencedores – da temporada de balanços do 3º tri, segundo três análises

Warren Buffett doa US$ 1,1 bilhão em ações da Berkshire Hathaway: "Nunca quis criar uma dinastia"