Próximos passos do Banco Central serão revelados nesta semana (Agência Brasil)
Da Redação
Publicado em 27 de abril de 2011 às 10h58.
São Paulo - As projeções de juros operavam com leve alta nesta quarta-feira, dia de agenda fraca e de expectativa com a ata do Copom no dia seguinte. Além disso, o mercado aguarda a inédita entrevista coletiva do presidente do banco central dos Estados Unidos depois da decisão sobre o juro.
Às 10h14, o contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) janeiro de 2012 projetava 12,31 por cento, ante 12,30 por cento no ajuste da véspera.
O DI janeiro de 2013 estava em 12,72 por cento, contra 12,68 por cento.
Na última quarta-feira, o Banco Central elevou a taxa de juro Selic em 0,25 ponto, para 12 por cento. A maioria das posições do mercado futuro estimava 0,25 ponto, mas algumas esperavam 0,50 ponto.
O mercado aguarda agora a ata do Copom, na quinta-feira, em busca de sinais sobre o rumo futuro da política monetária.
"Os agentes econômicos deverão destrinchar minuciosamente a ata para tentar antecipar os próximos passos do BC", disse Jankiel Santos, economista-chefe do Espírito Santo Investment Bank.
"Em nossa opinião, a autoridade monetária brasileira deverá manter o tom mais brando do que aquele extraído das projeções dos agentes econômicos..., mas sem sinalizar qualquer intenção de interromper o ciclo de aperto em Junho. Julgamos que o BC não se colocará em uma situação com margem de manobra reduzida, especialmente por conta do alto grau de dúvidas presentes...
Como resultado, o debate se o movimento de Abr11 será o último do atual ciclo deverá se manter por mais algum tempo." No exterior, a expectativa é com o discurso do chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke. É a primeira vez nos 97 anos de história do Fed que um presidente da instituição realiza uma coletiva de imprensa após a reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto.