Mercados

Diamante pode virar o novo ouro

O diamante é semelhante ao ouro em durabilidade, autenticidade e fascínio

Preço do diamante é mais estável do que do ouro ou do petróleo (AFP)

Preço do diamante é mais estável do que do ouro ou do petróleo (AFP)

Diogo Max

Diogo Max

Publicado em 14 de abril de 2012 às 12h06.

São Paulo – Não, você não leu errado. Um pequeno grupo de investidores mundo afora quer transformar o diamante em uma commodity, substituindo uma das características mais importantes do ouro – aquela que desde tempos imemoriais faz dele sinônimo de segurança em períodos de crise financeira.

A ideia partiu de bancos de investimento situados em Nova York, Londres, Suíça e Israel, que, de acordo com o New York Times, planejam disponibilizar aos investidores de Wall Street fundos lastreados em diamante, como já acontece com o ouro.  A SEC, órgão regulador norte-americano, já analisa uma proposta, embora as transações financeiras com diamantes sejam limitadas apenas às joalherias nos Estados Unidos.

A sugestão mais consistente não vem de Wall Street, onde os produtos financeiros são criados em passe de mágica. Segundo o jornal norte-americano, ela partiu da Suíça. País famoso pelos seus alpes, design e jóias. A Harry Winston, uma das maiores empresas na venda de diamantes, associou-se a uma gestora de ativos do país para criar um fundo de 250 milhões de dólares. Eles, inclusive, já andam nos bastidores a arrecadar o montante com fundos de hedge e pensão.  

Como já se sabe, o diamante é semelhante ao ouro em durabilidade, autenticidade e fascínio.  O seu preço estável, no entanto, difere do petróleo, por exemplo, porque ainda não é negociado especulativamente.  Ainda.  O mercado financeiro, segundo o New York Times, torcia o nariz para a ideia, pois a produção de diamantes era dominada pela De Beer, que chegou a ter uma participação de 90% do setor. Hoje, a empresa tem ‘só’ 40% do market share.

É bom lembrar, contudo, que essa não é a primeira vez que investidores tentam substituir a segurança do valor do ouro pelo diamante. No famoso choque do petróleo, na década de 70, investidores procuravam pôr o dinheiro em empresas que vendiam a jóia.

 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasJornaisCommoditiesOuroThe New York Times

Mais de Mercados

Reservas de BCs com ouro ultrapassam as de títulos do Tesouro dos EUA pela 1ª vez desde 1996

Dólar sobe pela 3ª sessão seguida com aumento de percepção de risco sobre economia global

Ibovespa fecha em queda com mercado repercutindo resultado do PIB do segundo trimestre

Warren Buffett diz estar frustrado com a divisão da Kraft Heinz; ações caem após declaração