Iochpe-Maxion desiste de nova oferta e ações sobem quase 10% (Pedro Motta/EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 8 de junho de 2012 às 10h16.
São Paulo – O mercado recebeu bem a desistência da Iochpe-Maxion (MYPK3) de lançar novas ações na bolsa. No primeiro pregão seguinte ao anúncio, os papéis subiram 9,73%. “O comunicado da empresa trousse um alívio aos acionistas, que pode ser medido pela forte recuperação no preço de suas ações na Bovespa”, afirma Pedro Galdi, analista da corretora SLW, em relatório enviado para clientes. A recomendação é de compra dos papéis.
O anúncio de que a empresa considerava uma nova emissão foi feito em 15 de maio. Daquele dia até a última terça-feira, quando a desistência foi anunciada, as ações da empresa caíram 17,4%.
Conforme aponta o relatório da SLW, em teleconferência com o mercado para explicar a decisão, a Iochpe-Maxion deixou claro que não tem problemas de liquidez ou de contas no balanço e que a oferta pública era apenas uma estratégia da empresa para acelerar a redução de sua alavancagem. “A empresa salientou que seus investimentos e aquisições encontram-se devidamente financiados, de forma adequada às suas necessidades e que não terá problemas em pagar seus financiamentos”, afirmou o analista.
No primeiro trimestre, o índice da dívida líquida sobre o ebitda (lucros antes dos impostos, juros, depreciação e amortização) ficou em 3,4 vezes. “Acreditamos que o nível de alavancagem da empresa deverá continuar nesse patamar, entre 3,0x a 4,0x o Ebitda, em 2012”.
Por outro lado, a empresa informou também que deverá divulgar resultados fracos sobre o segundo trimestre do ano, pois está num momento de integração com novas empresas e a sinergia deverá vir apenas no segundo trimestre.