Mercados

Desemprego dispara; Via Varejo cai 9%…

Empregos: menos 91.032 vagas O Brasil fechou 91.032 vagas de trabalho formais em junho, um resultado muito pior do que a estimativa de especialistas consultados pela Reuters, que era de uma perda de 58.000 postos. No acumulado do primeiro semestre,  a perda foi de 531.765 empregos — o pior desde o início da série histórica, […]

Pedro Parente, nomeado presidente da BRF (José Cruz/Agência Brasil/Agência Brasil)

Pedro Parente, nomeado presidente da BRF (José Cruz/Agência Brasil/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de julho de 2016 às 18h52.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h35.

Empregos: menos 91.032 vagas

O Brasil fechou 91.032 vagas de trabalho formais em junho, um resultado muito pior do que a estimativa de especialistas consultados pela Reuters, que era de uma perda de 58.000 postos. No acumulado do primeiro semestre,  a perda foi de 531.765 empregos — o pior desde o início da série histórica, iniciada em 2002. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e mostram que, no mês de junho, os setores mais afetados foram: serviços (menos 42.678 postos), indústria da transformação (menos 31.102 postos) e construção civil (menos 28.149 postos). Enquanto isso, na agropecuária houve a criação de 38.630 vagas.

_

Bolsa tem dia tumultuado

O Ibovespa fechou a quarta-feira com alta de 0,12% num dia agitado com a divulgação de balanços e a decisão sobre a política monetária nos Estados Unidos. Em comunicado sobre a decisão de manter inalterada a taxa de juro americana, o Fed não descartou um aumento ainda neste ano. O destaque positivo ficou por conta das ações dos setores de siderurgia e mineração, com nova alta no preço do minério de ferro. Os papéis preferenciais da siderúrgica Usiminas subiram 8,8%, os da Metalúrgica Gerdau e da Gerdau avançaram 4% e os da Vale 3,5%. Do lado negativo, as ações preferenciais da Petrobras caíram 3% após o preço do petróleo cair 2,4% com o aumento dos estoques nos Estados Unidos.

_

Ferreira na Eletrobras

Na cerimônia de posse como presidente da companhia de energia Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior afirmou que a venda das seis distribuidoras do grupo deverá ocorrer entre o segundo e o quarto trimestre de 2017. Segundo ele, no prazo de seis a 12 meses, a nova gestão terá condições de torná-las melhores para a venda. Questionado sobre o interesso do governo em colocar à venda a participação da Eletrobras em sociedades de propósito específico (SPEs), Ferreira afirmou que nada foi decidido ainda e ressaltou que, das 179 SPEs com participação da estatal, 41 são de transmissoras que proporcionam bons resultados.

_

BR sob nova direção em 2017

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, afirmou nesta quarta-feira que a estatal espera receber até o fim de dezembro as ofertas para aquisição do controle de sua subsidiária BR Distribuidora. Parente afirmou que a operação deve ser concluída no primeiro trimestre de 2017. Na semana passada, o conselho de administração da companhia aprovou o modelo de venda da BR que prevê uma participação de 49% da Petrobras no capital votante e uma posição majoritária no capital total da companhia. Parente disse também que não descarta a venda da participação na petroquímica Braskem, na qual a Petrobras detém 36%. Segundo ele, a definição constará no planejamento estratégico da estatal a ser divulgado até outubro.

_

Santander: resultado ruim?

O banco Santander anunciou um lucro de 1,8 bilhão de reais no segundo trimestre de 2016, uma alta de 7,8% na comparação anual. O valor superou a expectativa de analistas, que era de um lucro de 1,4 bilhão. Já a carteira de crédito do banco diminuiu 4% e as despesas com provisões para devedores duvidosos somaram 2,5 bilhões de reais, um aumento de 7,6% na comparação anual. Segundo o banco Credit Suisse, por mais que o resultado pareça bom à primeira vista, os números foram ruins com as provisões e a deterioração dos indicadores de inadimplência. Em teleconferência, o presidente do Santander Brasil, Sérgio Rial, afirmou que o país “caminha para a normalização da economia” e que o banco tem espaço para elevar a margem com crédito e receitas com tarifas no segundo trimestre. Ele disse ainda que o banco deve fazer uma oferta vinculante pelas operações de varejo do Citi no Brasil. As ações do banco caíram 0,35% nesta quarta-feira.

_

Via Varejo no vermelho

As ações da Via Varejo, braço do Grupo Pão de Açúcar que reúne as operações de Casas Bahia e Ponto Frio, caíram 9,10% nesta quarta-feira. A queda acontece depois de a companhia apresentar um prejuízo de 89 milhões de reais no segundo trimestre deste ano. O prejuízo é quase dez vezes maior do que o número do mesmo trimestre do ano passado. As vendas tiveram uma leve alta de 0,3% para 4,33 bilhões de reais. Em teleconferência com analistas nesta quarta-feira, a companhia informou que está mudando o modelo operacional de suas lojas e que espera que o novo projeto seja aplicado em todas as lojas até o fim do ano. A companhia não detalhou os aspectos do novo formato.

_

BNDES desembolsa menos

O banco de fomento BNDES reduziu 42% dos desembolsos para empréstimos já aprovados no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar disso, a aprovação nominal de novas operações, que subiu 1%, e a intenção de busca de crédito, que caiu 1%, mostram uma estabilização técnica. O valor dos desembolsos foi de 40,1 bilhões de reais durante o primeiro semestre de 2016. As aprovações de operações futuras somaram 43,9 bilhões de reais, enquanto as consultas de empréstimo foram de 56,4 bilhões.

_

Menos dívidas, menos juros

A inadimplência de consumidores e empresas caiu pela primeira vez em 12 meses. Segundo dados do Banco Central, o indicador de crédito bancário diminuiu de 3,7%, em maio, para 3,5%, em junho. O estoque total de crédito caiu 2,8% no primeiro semestre, para 3,13 trilhões de reais, já no acúmulo dos últimos 12 meses houve um crescimento de 1%. A intenção do Banco Central é manter a taxa estável para fechar o ano com um aumento de 1%. O relatório do BC também apontou uma redução da taxa média de juro, de 32,7% para 32,6%.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mercados

ETF da Argentina bate recorde de investimentos e mostra otimismo de Wall Street com Milei

Ibovespa fecha em alta à espera de fiscal e bolsas americanas ficam mistas após ata do FED

B3 lança novo índice que iguala peso das empresas na carteira

Carrefour Brasil: desabastecimento de carne bovina afeta lojas do Atacadão