Dólar: reputação de reserva de valor da moeda americana está ameaçada pela inflação (Lee Jae-Won/Reuters)
Redação Exame
Publicado em 17 de abril de 2023 às 15h23.
O rumo que o banco central dos Estados Unidos irá tomar nos próximos meses deve decidir o futuro do dólar como reserva de valor. A discussão foi levantada pela Gavekal Research, uma das casas de análise macro independente mais prestigiosas do mundo, em relatório divulgado nesta semana.
Os analistas da casa lembram que o Federal Reserve (Fed) pode escolher dois caminhos: aceitar que a inflação vai continuar mais alta que o esperado ou seguir subindo os juros de forma mais agressiva para conter a alta dos preços. A decisão pode interferir em como o dólar se comporta frente ao ouro, historicamente a grande moeda de valor da humanidade.
Um dos pontos a ser observado é o desempenho do mercado de ações americano, que indica a capacidade do dólar em se comportar como reserva de valor no longo prazo. E neste ponto, a inflação tem sido uma inimiga.
“Quando a inflação dos Estados Unidos está acelerando, o mercado de ações dos Estados Unidos sempre tem um desempenho pior do que o ouro”, dizem os analistas. A solução otimista, segundo a Gavekal, seria apostar em uma queda nos preços de energia nos próximos meses, o que também está em xeque. Quer ler o relatório completo? Assine a Exame e veja o que os analistas da Gavekal pensam sobre o assunto.
Veja também