Invest

Decisões de Fed e Copom e dados de emprego dos EUA e Brasil: 4 assuntos que movem o mercado

Consenso é de nova queda de juros no Brasil e manutenção nos Estados Unidos; a grande expectativa é para os comunicados

Jerome Powell, presidente do Fed (MANDEL NGAN/AFP via/Getty Images)

Jerome Powell, presidente do Fed (MANDEL NGAN/AFP via/Getty Images)

Guilherme Guilherme
Guilherme Guilherme

Repórter de Invest

Publicado em 31 de janeiro de 2024 às 09h07.

Última atualização em 31 de janeiro de 2024 às 09h22.

Os investidores iniciaram esta quarta-feira, 31, com todas as atenções voltadas para as decisões de política monetária do Brasil e Estados Unidos.

Fed: atenções em Powell

Ninguém espera que o Federal Reserve (Fed) mude a taxa de juros dos Estados Unidos em decisão desta tarde. Mas há grande expectativa para o comunicado e discurso do Jerome Powell, presidente do Fed. Com parte significativa do mercado vendo espaço para cortes de juros a partir de março, investidores buscarão os sinais, nas entrelinhas, de que o Fed está pronto para iniciar o afrouxamento monetário.

Decisão do Copom

No Brasil, onde o Banco Central já está no meio do ciclo de corte de juros, o mercado espera que o Comitê de Política Monetária (Copom) cumpra a promessa de cortar a taxa Selic em mais 0,50 ponto percentual para 11,25%. O detalhe que investidores esperam é se o comunicado reforçará que irá manter o ritmo de cortes pelas próximas reuniões ou não. O clima, no mercado, é de que o Copom poderia acelerar o ritmo de cortes, talvez, a partir de março. Mas, assim como a discussão sobre o início dos cortes de juros nos Estados Unidos, não há um consenso sobre a intensificação dos cortes por aqui.

ADP: à espera de uma menor criação de empregos nos EUA

Nesta quarta, ainda serão divulgados os números de criação de empregos privados pelo Instituto ADP. A expectativa é de que o indicador apresente uma desaceleração para o mês de janeiro, com recuo de 164.000 para 145.000 empregos privados criados. O dado é considerado uma prévia dos dados oficiais do mercado de trabalho americano, que serão divulgados nesta sexta-feira, 2. Sinais de que o mercado de trabalho está arrefecendo tendem a contribuir com as apostas de que o Fed poderá cortar os juros em março e fazer um ciclo mais firme de afrouxamento.

Desemprego recua para 7,4 no Brasil

Também foram divulgados nesta manhã a taxa de desemprego do Brasil, que, mais uma vez, saiu melhor que o projetado por economistas. A queda foi de 7,5% para 7,4% ante consenso de uma alta para 7,6% para o trimestre findo em dezembro. A taxa de desemprego média de 2023 foi de 7,8%, a menor desde 2014.

Confira as últimas notícias de Invest:

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valores

Mais de Invest

Menos de 15% das empresas que fizeram IPO em 2021 superam a performance do Ibovespa

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 6 milhões nesta sábado; veja como apostar

Leilão de avião: modelo igual ao de Cristiano Ronaldo tem lances a partir de $ 5 milhões