Mercados

Dados nos EUA garantem alta das ações na Europa

Ações ligadas ao setor de petróleo lideraram os ganhos nas sessões diante da perspectiva de recuperação da economia mundial

Bolsa de Frankfurt (Getty Images)

Bolsa de Frankfurt (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2011 às 14h18.

Londres - As bolsas de valores da Europa tiveram a melhor performance semanal desde o começo de dezembro após uma sessão de fraco volume nesta sexta-feira, seguindo o maior otimismo com a recuperação global após uma série de indicadores nos Estados Unidos ao longo da semana.

O índice FTSEurofirst 300 com as principais ações europeias fechou em alta de 0,76 por cento, a 989 pontos. Na semana, o índice teve alta acumulada de 3,4 por cento.

O volume foi de apenas um terço da média móvel dos últimos 90 dias, e operadores esperam que a alta tradicional de fim de ano perca força perto do Ano Novo com a falta de uma solução para a crise da dívida na zona do euro e com a ameaça de reduções de ratings soberanos por agências de risco.

As ações ligadas ao setor de petróleo, cujo desempenho é bastante ligado às perspectivas de crescimento global, estiveram entre os destaques de alta, com o índice STOXX Europe 600 Oil & Gas em alta de 1,3 por cento nesta sexta e de 3,9 por cento na semana.

"Os dados norte-americanos foram certamente melhores", disse Colin McLean, diretor-gerente da SVM Asset Management, acrescentando que os lucros corporativos devem se beneficiar.

Em Londres, o índice Financial Times subiu 1,02 por cento, a 5.512 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX avançou 0,46 por cento, para 5.878 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 teve alta de 0,99 por cento, a 3.102 pontos. Em Milão, o índice Ftse/Mib registrou ganho de 0,31 por cento, para 15.073 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 apurou alta de 0,94 por cento, a 8.542 pontos. Em Lisboa, o índice PSI20 subiu 1,29 por cento, para 5.401 pontos.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresEuropa

Mais de Mercados

CVC sobe 7% na bolsa com poison pill e alta das ações domésticas

Em meio a pressão por boicotes, ação do Carrefour sobe 3,31%

O saldo final – e os vencedores – da temporada de balanços do 3º tri, segundo três análises

Warren Buffett doa US$ 1,1 bilhão em ações da Berkshire Hathaway: "Nunca quis criar uma dinastia"