Mercados

Dados de emprego nos EUA e PIB na Europa em destaque

No Brasil, dados de inflação e números do Banco Central estão em foco

Agenda (SXC.hu)

Agenda (SXC.hu)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2011 às 01h00.

São Paulo – A agenda econômica desta quarta-feira concentra dados econômicos relevantes no Brasil, mas principalmente no exterior. Nos Estados Unidos, números do mercado de trabalho chamam a atenção, enquanto na Europa serão conhecidos dados que indicam o crescimento das economias da região.

Nos Estados Unidos, o dia começa com a Mortgage Bankers Association (MBA) divulgando às 8 horas (horário de Brasília) os números semanais de solicitações de empréstimos hipotecários. Às 9h15, sai o ADP Employment que avalia a variação da quantidade de postos de trabalho no setor privado americano. O consenso aponta para a criação de 45 mil vagas em setembro, ante 91 mil no mês anterior, segundo informações do site Briefing.com.

Às 11 horas, os investidores acompanham a publicação do ISM Service, referente a setembro. O indicador é considerado um termômetro do setor de serviços dos Estados Unidos. Já às 11h30, o Departamento de Energia atualiza o relatório semanal sobre o nível das reservas americanas de petróleo.

Brasil: IPP e IC-BR

Na cena interna, o mercado começa o dia com as informações da Sondagem de Serviços, medida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), prevista para sair às 8 horas. Referente a setembro, o indicador mapeia o nível de atividade e as expectativas empresariais do setor de serviços no Brasil.

Às 9 horas sai o Índice de Preços ao Produtor (IPP), referente a agosto. O índice acompanha a evolução mensal dos preços recebidos pelo produtor da indústria de transformação.

Às 12 horas, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE) publica a Pesquisa Nacional da Cesta Básica, referente a setembro. O estudo é feito em 16 capitais brasileiras e avalia o valor do salário mínimo necessário para a manutenção de uma família.

Às 12h30, o Banco Central (BC) informa o Índice de Commodities Brasil (IC-Br), referente a setembro. O indicador identifica a parcela das variações de preços das commodities nos mercados internacionais que é relevante para a dinâmica da inflação doméstica. No mesmo horário, a autoridade monetária informa o fluxo cambial semanal.

Europa e Ásia

Na Alemanha, os investidores conhecem às 5 horas o PMI Services, referente a setembro. O indicador mede o nível de atividade econômica no setor de serviços na maior economia da Europa.

No Reino Unido, às 5h30, sai tanto o PMI Services, também referente a setembro, quanto os dados sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre de 2011. O consenso aponta para uma expansão de 0,2% em relação ao trimestre anterior e de 0,7% em termos anuais.

O mercado ainda confere às 6 horas os números do PIB nas demais economias que integram a Zona do Euro, referente ao período abril-junho, além do indicador que mede as vendas no varejo da região (Retail Sales), referente ao mês de agosto.

Na Ásia, não está prevista a divulgação de indicadores econômicos que possam ter impacto sobre os mercados.

Acompanhe tudo sobre:Agenda do dia

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF