Mercados

CVM processa controladores da Mendes Júnior

Comissão decidiu investigar a empresa por irregularidades ligadas a transferência de tecnologia e redução na participação de acionistas minoritários

Refinaria feita pela Mendes Junior: empresa é investigada pela CVM (Divulgação)

Refinaria feita pela Mendes Junior: empresa é investigada pela CVM (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2012 às 16h06.

Rio de Janeiro - A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu processo contra cinco administradores e controladores da Mendes Júnior Engenharia S.A. para apurar três possíveis irregularidades feitas pela empresa. A autarquia investiga a transferência de tecnologia e atividades operacionais da companhia para a Mendes Júnior Trading e Engenharia S.A.(fechada).

A CVM também apura a redução da participação acionária da companhia no capital social da empresa fechada e a suposta diluição injustificada da participação dos acionistas minoritários no capital social da companhia aberta.

O processo é de 2009 e nele são acusados o presidente da empresa, Jesus Murillo Valle Mendes; Alberto Laborne Valle Mendes, também da família que dá nome ao grupo de engenharia; o diretor financeiro, Angelo Marcus Lima Cota; e o executivo Jefferson Eustaquio. Também é acusada a Edificadora S.A., companhia que controla 95% das ações da Mendes Júnior.

Os acusados têm até o dia 21 deste mês para apresentarem defesa. Também lhes é facultada a possibilidade de suspender o caso com um acordo com a CVM por meio de um termo de compromisso, que pode ser fechado até o julgamento do caso, sem previsão de data.

Em outubro passado, a CVM negou pedido do presidente e do diretor financeiro para vistas e de extração de cópias do Inquérito Administrativo que gerou o processo sancionador. O colegiado manteve a decisão da Superintendência de Processos Sancionadores que permitiu parcialmente vistas e extração de cópias.

Acompanhe tudo sobre:Construção civilCrimeCVMEmpresasMendes Júnior

Mais de Mercados

Brasil sai ‘vencedor’ em tarifaço, mas incerteza global deve pesar na Bolsa

Bolsas na Ásia têm forte queda após anúncio de tarifas de Trump

Embraer (EMBR3): entregas de aviões crescem 20% no 1º tri

CFO da GOL renuncia em meio a processo de recuperação judicial