Invest

CVM abre três processos administrativos para analisar inconsistências contábeis na Americanas

Procedimentos são iniciais e, a depender do avanço da apuração, podem seguir para um processo sancionador

Americanas: CVM vai analisar caso de inconsistências contábeis em três processos administrativos (Gustavo Lacerda/Reprodução)

Americanas: CVM vai analisar caso de inconsistências contábeis em três processos administrativos (Gustavo Lacerda/Reprodução)

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu três processos administrativos contra a Americanas (AMER3). Dois deles foram abertos ainda no começo da quinta-feira, 11, quando o mercado tentava digerir o fato relevante divulgado na noite anterior e seus desdobramentos.

Na quarta-feira, após o fim do pregão da Bolsa de Valores, a Americanas informou que Sérgio Rial e André Covre, CEO e CFO, respectivamente, haviam renunciado dos cargos ocupados 9 dias antes após identificarem inconsistências contábeis de cerca de R$ 20 bilhões nos números da empresa.

ENTENDA MAIS AQUI:

Os dois processos abertos ainda ontem tem seus temas revelados. O de número 19957.000413/2023-18 refere-se às análises contábeis. O 19957.000415/2023-15 trata dos comunicados, fatos relevantes e das notícias publicadas na imprensa. Esses dois foram abertos pela Superintendência de Relações com Empresas (SEP).

Já o aberto depois ainda não traz informações e o tema da investigação pode estar sob sigilo. Sob o número 19957.000425/2023-42, o processo administrativo será conduzido pela Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários (SMI). Essa divisão da autarquia é quem analisa casos de informações privilegiadas.

O xerife do mercado de capitais explica no comunicado que, após a investigação e apuração, se os casos forem formalmente caracterizados ilícitos ou infrações, "cada um dos responsáveis poderá ser devidamente responsabilizado com o rigor da lei e na extensão que lhe for aplicável". A CVM também pode recorrer a convênios e acordos de cooperação com Polícia Federal e Ministério Público Federal. 

Acompanhe tudo sobre:AmericanasCVM

Mais de Invest

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Mega-Sena: resultado do concurso 2.938; prêmio é de R$ 55 milhões