Invest

CSN contrata RK Partners para preparar oferta pela Samarco

Mineradora está em recuperação judicial após o rompimento de barragem de resíduos em 2015 em Mariana

CSN: siderúrgica tem inteção de comprar a mineradora, dizem fontes (Monty Rakusen/Getty Images)

CSN: siderúrgica tem inteção de comprar a mineradora, dizem fontes (Monty Rakusen/Getty Images)

B

Bloomberg

Publicado em 20 de junho de 2022 às 19h17.

Última atualização em 21 de junho de 2022 às 07h21.

A CSN (CSNA3) contratou um assessor para ajudar a preparar um plano para tentar comprar a mineradora Samarco, joint venture da Vale (VALE3) e da BHP que está em recuperação judicial, disseram fontes a par do assunto.

A CSN contratou a boutique de reestruturação RK Partners para ajudá-la a elaborar uma proposta, afirmaram as fontes, pedindo para não serem identificadas porque nenhum anúncio oficial foi feito.

A ideia seria que a CSN fizesse a chamada oferta de “stalking-horse”, ou seja, uma oferta base para que os demais possíveis compradores não possam ofertar valores abaixo disso, disseram as pessoas.

A CSN espera que isso possa ajudar a acabar com as disputas entre os detentores de títulos da dívida e acionistas da Samarco, segundo as pessoas.

CSN não respondeu imediatamente a pedidos de comentários. A RK Partners não quis comentar.

Em mensagem por email, a BHP e a Vale disseram que “a Samarco não está à venda” e reafirmaram seu apoio ao plano de reestruturação protocolado pelos sindicatos de empregados da Samarco em 18 de maio.

A Samarco ficou impossibilitada de pagar suas dívidas após o rompimento de barragem de resíduos em 2015, que matou 19 pessoas e quase destruiu duas vilas em Mariana, Minas Gerais. A empresa interrompeu a produção e demorou até dezembro de 2020 antes de poder reiniciar parcialmente as operações. Ela listou cerca de R$ 50 bilhões em dívidas inadimplentes em seu pedido de recuperação judicial de abril de 2021.

Após anos de negociações malsucedidas, a Samarco apresentou planos de reestruturação de sua dívida que foram rejeitados pelos detentores de títulos.

Na sexta-feira, a empresa entrou com uma petição criticando a proposta de reestruturação da dívida dos detentores de títulos, apresentada em maio. Uma audiência de conciliação está marcada para esta terça-feira.

A contratação da RK Partners pela CSN foi publicada pela primeira vez pelo colunista do jornal O Globo Lauro Jardim.

Acompanhe tudo sobre:CSNbolsas-de-valoresAçõesSamarco

Mais de Invest

Pegadinhas das 'caixinhas' de investimentos: 5 armadilhas que você precisa evitar

Ibovespa abre em alta enquanto mercado aguarda discurso de Powell

Dólar perdeu força, mas sua reputação segue intacta, diz JP Morgan

China investirá mais de US$ 1 bilhão em campos de petróleo na Venezuela