Mercados

Crise europeia chega aos bancos e mercados derretem

Índices de ações nos Estados Unidos têm maior baixa desde 1987 e Ibovespa cai 6%; dólar dispara

Em baixa (.)

Em baixa (.)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2010 às 16h58.

São Paulo - Os mercados financeiros em todo o mundo revivem o pânico da crise de 2008 nesta quinta-feira (6). O temor é que a crise das dívidas dos países europeus se volte para os bancos. "Na Europa, são os bancos que são credores dos países. Se a Grécia der um calote ela vai afetar os bancos alemães e outros", afirma o analista-chefe da SLW Corretora, Pedro Galdi. "Estamos vivendo um pânico generalizado", destaca.

As bolsas europeias tiveram forte queda na sessão de hoje. O índice CAC-40 de Paris recuou 2,20%. Em Londres, a queda chegou a 1,52%. Na Alemanha, o DAX perdeu 0,84%. A situação piorou depois do encerramento do mercado na Europa. Os principais índices de ações das bolsas americanas chegaram a cair 9% ao longo do dia, o maior recuo já visto desde 1987. O Dow Jones, principal da bolsa de Nova York, operava, em torno das 16h, em baixa de 3%.

O índice VIX, considerado um indicador da volatilidade do mercado, disparou 50% no meio da tarde. Os temores também desembarcaram no Brasil. O Ibovespa chegou a recuar 6%, perto dos 60 mil pontos. O dólar comercial disparou 5%, chegando ao nível de 1,9 real. "O que azedou os mercados pela tarde é a percepção que a crise pode desembarcar também no sistema bancário", aponta Sidnei Moura Nehme, economista-chefe da NGO Corretora.

Logo cedo, a agência de classificação de risco Moody’s advertiu sobre o perigo que a fragilidade da dívida soberana da Grécia contagie instituições financeiras de Portugal, Espanha, Itália, Irlanda e o Reino Unido.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosAmérica LatinaEuropaPiigsDados de Brasilbolsas-de-valoresAçõesCâmbioDólarMoedasAlemanhaGréciaCrise gregaEuro

Mais de Mercados

B3 reforça estratégia em duplicatas com aquisição de R$ 37 milhões

Sob 'efeito Coelho Diniz', GPA fecha segundo dia seguido entre maiores altas da bolsa

Trump diz que está preparado para disputa judicial pela demissão de Lisa Cook do Fed

Dólar fecha em leve alta de a R$ 5,43 com dados do IPCA-15