Mercados

Credit Suisse sugere agir como Buffett com ações da OSX

Empresa de construção naval de Eike Batista chegou ao menor nível desde o IPO


	Warren Buffett: será que ele compraria as ações da OSX?
 (Getty Images)

Warren Buffett: será que ele compraria as ações da OSX? (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2012 às 14h26.

São Paulo – As ações da OSX (OSXB3) atingiram o seu menor nível em bolsa desde a venda inicial de ações realizada em 22 de março de 2010 na última sexta-feira, quando os papéis despencaram 6,35%, para 8,99 reais.

A notícia de que a Petrobras cancelara o processo de afretamento, iniciado em setembro, de sete sondas com o grupo norueguês Ocean Rig afetou a empresa de Eike Batista porque ela provavelmente seria envolvida na construção das unidades.

Otimistas em relação ao negócio, os analistas do banco Credit Suisse reiteraram nesta segunda-feira o otimismo com o estaleiro e até citaram um conhecido pensamento do megainvestidor Warren Buffett.

“Warren Buffett nos ensinou a ser gananciosos quando os outros estão com medo e medrosos quando os demais estão gananciosos. Estamos gananciosos”, afirmam os analistas Emerson Leite e Andre Sobreira, em relatório.

Apesar de reduzir o preço-alvo de 17 reais para 15 reais aos papéis – valor que sugere um potencial de valorização de 67% -, o banco reafirmou a recomendação de desempenho acima da média (outperform).

Por quê?

Leite e Sobreira admitem que a concretização do negócio representava parte importante na avaliação de valor da companhia e o seu cancelamento remove uma importante expectativa sobre o desempenho futuro. Entretanto, eles ressaltam que o contrato com a Ocean Rig não era o único item que justificava a visão positiva.


“Gostávamos das ações a um preço mais alto e com mais catalisadores, mas ainda gostamos delas agora, apesar de menos catalisadores e significativamente mais baratas”, destacam.

Fechamento de capital

O Credit Suisse lembra em sua análise que há alguns meses surgiu no mercado um boato sobre o possível fechamento de capital em uma oferta a ser lançada por Eike. O empresário tem um acordo com a empresa no qual a OSX pode solicitar um aporte de 500 milhões de dólares ao preço da ação na abertura de capital. O valor seria algo em torno de 32 reais.

De acordo com os analistas, caso tenha a convicção de que mais pedidos entrem na carteira da OSX, então o controlador pode optar em injetar o meio bilhão de dólares.

Caso contrário, a opção de fechar o capital ao preço de 15 reais pode parecer mais interessante. “Em ambos cenários, acreditamos que as ações podem ir bem”, apostam.

Acompanhe tudo sobre:Análises fundamentalistasB3bolsas-de-valoresEmpresasGás e combustíveisMercado financeiroOSXPetróleo

Mais de Mercados

O dólar vem perdendo força frente ao real. A queda livre não foi só no Brasil

Varejistas caem em bloco na Bolsa após dados fracos do IBGE

Ibovespa opera em queda após disparar na véspera de olho em inflação mais baixa

Peso mexicano dispara com adiamento de tarifas de Trump