Mercados

Credit Suisse sugere agir como Buffett com ações da OSX

Empresa de construção naval de Eike Batista chegou ao menor nível desde o IPO


	Warren Buffett: será que ele compraria as ações da OSX?
 (Getty Images)

Warren Buffett: será que ele compraria as ações da OSX? (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2012 às 14h26.

São Paulo – As ações da OSX (OSXB3) atingiram o seu menor nível em bolsa desde a venda inicial de ações realizada em 22 de março de 2010 na última sexta-feira, quando os papéis despencaram 6,35%, para 8,99 reais.

A notícia de que a Petrobras cancelara o processo de afretamento, iniciado em setembro, de sete sondas com o grupo norueguês Ocean Rig afetou a empresa de Eike Batista porque ela provavelmente seria envolvida na construção das unidades.

Otimistas em relação ao negócio, os analistas do banco Credit Suisse reiteraram nesta segunda-feira o otimismo com o estaleiro e até citaram um conhecido pensamento do megainvestidor Warren Buffett.

“Warren Buffett nos ensinou a ser gananciosos quando os outros estão com medo e medrosos quando os demais estão gananciosos. Estamos gananciosos”, afirmam os analistas Emerson Leite e Andre Sobreira, em relatório.

Apesar de reduzir o preço-alvo de 17 reais para 15 reais aos papéis – valor que sugere um potencial de valorização de 67% -, o banco reafirmou a recomendação de desempenho acima da média (outperform).

Por quê?

Leite e Sobreira admitem que a concretização do negócio representava parte importante na avaliação de valor da companhia e o seu cancelamento remove uma importante expectativa sobre o desempenho futuro. Entretanto, eles ressaltam que o contrato com a Ocean Rig não era o único item que justificava a visão positiva.


“Gostávamos das ações a um preço mais alto e com mais catalisadores, mas ainda gostamos delas agora, apesar de menos catalisadores e significativamente mais baratas”, destacam.

Fechamento de capital

O Credit Suisse lembra em sua análise que há alguns meses surgiu no mercado um boato sobre o possível fechamento de capital em uma oferta a ser lançada por Eike. O empresário tem um acordo com a empresa no qual a OSX pode solicitar um aporte de 500 milhões de dólares ao preço da ação na abertura de capital. O valor seria algo em torno de 32 reais.

De acordo com os analistas, caso tenha a convicção de que mais pedidos entrem na carteira da OSX, então o controlador pode optar em injetar o meio bilhão de dólares.

Caso contrário, a opção de fechar o capital ao preço de 15 reais pode parecer mais interessante. “Em ambos cenários, acreditamos que as ações podem ir bem”, apostam.

Acompanhe tudo sobre:Análises fundamentalistasB3bolsas-de-valoresEmpresasGás e combustíveisMercado financeiroOSXPetróleo

Mais de Mercados

Antes isentos, fundos imobiliários podem começar a pagar imposto com reforma tributária

Ibovespa sobe 1% com ajuda de Vale (VALE3); dólar fecha na casa dos R$ 6

Braskem anuncia R$ 614 milhões em investimentos para ampliar produção