Invest

Cotado para substituir Jerome Powell, James Bullard diz que Fed precisa proteger status do dólar

Ex-presidente do Fed de Lousiana diz acreditar que primeiro corte de juros deve ocorrer já no próximo mês

Bullard é um dos 11 nomes cotados para assumir a presidência do Federal Reserve (David Orrell/Getty Images)

Bullard é um dos 11 nomes cotados para assumir a presidência do Federal Reserve (David Orrell/Getty Images)

Publicado em 21 de agosto de 2025 às 10h46.

Ex-presidente do Federal Reserve (Fed) de St. Louis e um dos nomes cotados para substituir Jerome Powell à frente da autoridade monetária, James Bullard prevê um corte de juros já na próxima reunião do comitê, marcada para os dias 16 e 17 de setembro. Ele acredita em uma redução de um ponto percentual, ou 100 pontos-base, até o começo do ano que vem.

"Acredito que isso vai começar com uma redução de taxas no encontro de setembro e provavelmente continuar até o final deste ano", disse Bullard, em entrevista à Fox News. Ele também acredita que há chances de novos cortes em 2026, a depender dos dados domésticos.

O Banco Central dos Estados Unidos interrompeu o clico de queda em dezembro do ano passado e manteve a taxa de juros no intervalo entre 4,25% e 4,5% por cinco reuniões consecutivas.

Na ata do último encontro, divulgada ontem, a autoridade monetária diz que o risco inflacionário não diminuiu ao ponto de justificar um corte.

Para Bullard, a ata já pode ser considerada obsoleta. "Eu realmente acredito que eles vão cortar juros em setembro", disse.

Ainda na entrevista, Bullard expressou otimismo com a economia americana, citando a desregulamentação como um fator positivo. Disse ainda que o Federal Reserve precisa proteger o status de reserva global do dólar e classificou a dívida americana como fruto de um "problema de gastos".

Bullard afirmou que está em contato com o secretário do tesouro americano, Scott Bessent, sobre a possibilidade de ocupar a vaga de chairman e deverá passar por uma entrevista com ele em breve.

Bessent afirmou à CNBC que vai se reunir com os candidatos após o feriado do Dia do Trabalho, celebrado em 1º de setembro, nos Estados Unidos. São 11 nomes cotados à vaga de chairman.

O atual presidente do Fed, Jerome Powell, tem mandato até maio do ano que vem e o governo americano afirmou que no final do ano ou início de 2026 deve anunciar o seu substituto.

Acompanhe tudo sobre:Fed – Federal Reserve SystemJurosEstados Unidos (EUA)

Mais de Invest

Ibovespa opera nos 143 mil pontos, em dia de voto de Cármen Lúcia no STF

Caixa Seguridade lidera perdas do Ibovespa após destituir diretor-presidente

CPI acima do esperado nos EUA reflete tarifas de importação e diminui espaço para redução de juros

Empiricus tira B3 (B3SA3) de carteira de dividendos; veja quem a substitui