Mercados

Cosméticos, cigarros e cartões garantem retorno a investidor

O setor de consumo garante aos investidores um refúgio da interferência governamental que derrubou bancos, elétricas e telefonia no último ano


	A processadora de cartões Cielo, a fabricante de cosméticos Natura e a fabricante de cigarros Souza Cruz estão oferecendo os maiores retornos sobre o capital do Ibovespa
 (Marcos Santos/USP Imagens)

A processadora de cartões Cielo, a fabricante de cosméticos Natura e a fabricante de cigarros Souza Cruz estão oferecendo os maiores retornos sobre o capital do Ibovespa (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2013 às 07h56.

São Paulo - Os melhores retornos para os que investem no País estão vindo de cigarros, cosméticos e cartões de crédito.

A processadora de cartões de crédito Cielo SA, a fabricante de cosméticos Natura Cosméticos SA e a fabricante de cigarros Souza Cruz SA estão oferecendo os maiores retornos sobre o capital do Ibovespa, como mostram dados compilados pela Bloomberg.

O retorno sobre o capital mede a capacidade das empresas de gerar lucros a partir do dinheiro investido pelos acionistas. A Cielo teve um retorno de 135 por cento no terceiro trimestre.

A Souza Cruz e a Natura tiveram retorno de 89 por cento cada, em comparação à média de 12 por cento para as ações do Ibovespa.

Taxas de juros nos níveis mais baixos da história, desemprego em queda e acesso cada vez maior ao crédito estão levando a uma disparada nos gastos.

O setor de consumo garante aos investidores um refúgio da interferência governamental que derrubou bancos, elétricas e telefonia no último ano, disse Catarina Pedrosa, analista do BES Securities.

“Em termos de risco e retorno, o setor de varejo e consumo vai continuar atrativo, também em função da menor interferência governamental”, disse Julia Monteiro, analista da Caixa Geral de Depósitos no Rio de Janeiro. “Temos visto as ações resilientes. Acho que qualquer ação ligada ao mercado interno continua sendo em vários níveis mais blindada.”

Sete das 10 empresas com os melhores retornos sobre capital são ações de consumo, incluindo a fabricante de cervejas e refrigerantes Cia. de Bebidas das Américas e as varejistas Lojas Americanas SA, Cia. Hering e Lojas Renner SA, segundo dados da Bloomberg.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresCieloCigarrosCosméticosEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas inglesasindustria-de-cosmeticosIndústrias em geralNaturaservicos-financeirosSouza Cruz

Mais de Mercados

B3: estrangeiros retiram na Super Quarta metade do valor sacado no mês

Iene em alta e dólar em queda: por que a desvalorização da moeda americana deve se acelerar

Do campo à Faria Lima, dívida da Agrogalaxy passa de R$ 4,5 bilhões

"Emergentes podem voltar a ser os queridinhos do mercado", diz Luiz Fernando Araujo, da Finacap