Mercados

Cosan se posiciona para eliminar desconto com Ultrapar

Empresa acredita que a compra da Comgás, maior distribuidora brasileira de gás natural, vai elevar seu valor de mercado para perto da sua principal par

Rubens Ometto Silveira Mello, presidente do grupo Cosan (Germano Lüders/Exame Hoje)

Rubens Ometto Silveira Mello, presidente do grupo Cosan (Germano Lüders/Exame Hoje)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2012 às 10h14.

São Paulo - A Cosan SA Indústria & Comércio aposta que a aquisição da Cia. de Gás de São Paulo, um negócio de US$ 1,8 bilhão, vai elevar seu valor de mercado para perto da sua principal par.

A compra da Comgás, maior distribuidora brasileira de gás natural, vai impulsionar os lucros e ajudar a reduzir o desconto que o mercado aplica às ações da Cosan com relação à Ultrapar Participações SA, disse o vice-presidente de finanças, Marcelo Martins. A Cosan, sediada em São Paulo e sócia da maior processadora de cana-de-açúcar do mundo, é negociada com desconto de 40 por cento em relação à Ultrapar, com base na relação preço-lucro para 2013, segundo relatório do Banco Itaú BBA SA divulgado neste mês.

“Os investidores estão subestimando os ganhos potenciais da aquisição da Comgás”, disse Martins ontem a jornalistas, na inauguração de um terminal da Cosan em Itirapina, interior de São Paulo. “Os múltiplos em relação à Ultrapar tendem a se aproximar.”

A Cosan, cuja valorização de 40 por cento este ano é 10 vezes maior que a alta acumulada do Ibovespa, está se diversificando nas áreas de distribuição e logística para formar uma empresa integrada de energia. O açúcar e o etanol, que eram os principais negócios da empresa até 2008, respondem por 22 por cento do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, ou Ebitda, de acordo com o Itaú BBA.

A Cosan é negociada a 12 vezes sua estimativa para lucros em 2013, enquanto a Ultrapar, cujas ações acumulam ganho de 29 por cento este ano, tem um múltiplo de 20, segundo estimativas do Itaú BBA.

A assessoria da imprensa da Ultrapar não quis fazer comentário.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaAlimentos processadosAtacadoComércioComgásCosanEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas inglesasFusões e AquisiçõesHoldingsNegociaçõesSaneamentoServiçosUltrapar

Mais de Mercados

Ibovespa sobe puxado por Petrobras após anúncio de dividendos

Escândalo de suborno nos EUA custa R$ 116 bilhões ao conglomerado Adani

Dividendos bilionários da Petrobras, pacote fiscal e cenário externo: assuntos que movem o mercado

Ação da Netflix tem potencial de subir até 13% com eventos ao vivo, diz BofA