Banco Central do Brasil: taxa de juros se encontra na maior alta dos últimos anos (Arquivo/Agência Brasil)
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central inicia nesta terça, 21, sua sexta reunião de política monetária do ano. O futuro da taxa básica de juros, a Selic, será divulgado na quarta, 22, após o fechamento de mercado.
Porém, essa não será a última vez em que o Copom se reúne ainda em 2022. Ainda restam outras duas reuniões até o fim do ano. Veja abaixo o calendário completo:
As reuniões do Copom deste ano foram marcadas por uma série de aumentos na Selic, sendo que o último número estabelecido pelo comitê foi de 13,75% ao ano -- 3% superior à taxa inicial de 2022. Os aumentos na taxa registrados neste ano foram os primeiros em seis anos, após um período de quedas que levaram a taxa de juros a uma mínima de 2% em agosto de 2020.
A expectativa do mercado para a reunião que acontecerá nesta Super Quarta, data que marca a decisão do Copom em conjunto com o Federal Reserve (Fed, banco central americano), é de manutenção da taxa Selic. Existe, no entanto, possibilidade de uma alta residual de 0,25 ponto percentual (p.p.) na reunião desta quarta-feira, o que levaria a taxa para 14% ao ano.
O Copom é composto por membros da diretoria do Banco Central do Brasil. Participam o presidente do BC e os diretores de diversas áreas da instituição, como administrativa, fiscal, de políticas monetárias, entre outras.
Atualmente, o comitê se reúne de 45 em 45 dias, realizando um total de oito reuniões por ano.
VEJA MAIS: