Mercados

Competição com Bovespa põe em xeque futuro da ação da Cetip

“Guerra fria” entre as duas empresas pode começar a esquentar em breve


	Banco rebaixou a recomendação às ações para neutra
 (Reprodução)

Banco rebaixou a recomendação às ações para neutra (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de janeiro de 2013 às 15h51.

São Paulo – A equipe de análise do HSBC ajustou nesta segunda-feira as projeções para a Cetip (CTIP3) para adequá-las a um futuro com uma maior concorrência com a BM&FBovespa (BVMF3). O relatório mostra uma grande redução de 24% no preço-alvo, que passou de 38,2 reais para 29 reais. A recomendação caiu de alocação acima da média (overweight) para neutral.

“Em termos de concorrência, até 2016, esperamos que, em comparação ao nível atual, a participação de mercado possa cair em 50%, 20% e 40%, respectivamente, para os segmentos de CDB, DI e registros de swap de balcão em virtude da entrada esperada da BM&F Bovespa”, ressalta o analista Victor Galliano, do HSBC Global Research.

Ele ressalta ainda que o segmento de Letras Financeiras também pode enfrentar competição. O analista observa que a ação parece ter sido rebaixada pelo mercado nos últimos dois anos, passando de um nível de preço sobre o lucro por ação (P/L) de 19,7 vezes para uma média de 17,2 vezes no ano passado.

“Do ponto de vista de fundamentos, continuamos a gostar do modelo de negócios diversificado da Cetip, e de seu posicionamento sem igual para tirar proveito do desenvolvimento do segmento de derivativos de balcão e renda fixa, mas vemos desafios no médio prazo para limitar o potencial de alta”, aponta o analista.

Projetos

A Cetip prepara um sistema de contraparte de compensação central (central clearing counterparty, ou CCP), esperado para o segundo semestre de 2013.

“O sistema CCP deve ser implementado para fornecer serviços adicionais para derivativos de balcão (prestando serviços de compensação central para esse tipo de derivativos) e para negociações de renda fixa”, explica.

O HSBC também mostra otimismo, mas ainda não coloca em sua análise a criação do sistema de registro imobiliário da Cetip, ainda em fase de planejamento. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasservicos-financeirosEmpresas americanasB3bolsas-de-valoresMercado financeiroCetipAnálises fundamentalistas

Mais de Mercados

Governo do Canadá intervém para deter greve da Air Canada

Após lucro fraco, Air Canada enfrenta greve que paralisa 200 voos diários para os EUA

O que EUA e Argentina têm em comum? Investidores veem 'paralelos preocupantes'

Do Drex à inteligência artificial 'explicável': As 5 inovações que vão mudar o mercado financeiro