Mercados

Como usar a lista dos livros mais lidos para operar nos mercados

Existem algumas "notáveis correlações" entre os períodos de alta e baixa para as ações e os tipos de livros mais vendidos na lista do NYT

Livros de inspiração e autoajuda ficam mais populares quando os mercados caem (.)

Livros de inspiração e autoajuda ficam mais populares quando os mercados caem (.)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de julho de 2010 às 14h14.

São Paulo - Em busca da tão sonhada bola de cristal, os analistas da BNY ConvergEx Group foram ao encontro da literatura. Com o auxílio da lista do New York Times das obras de não-ficção mais vendidas, Nicholas Colas,  Christine Clark e Beth Reed procuraram evidências em 12 pontos de virada (6 baixas e 6 altas) dos mercados a partir de 1973, com base no índice de ações S&P 500.

De acordo coma a análise, existem algumas "notáveis correlações" entre os períodos de alta e baixa para as ações e os tipos de livros mais vendidos na lista do NYT. A categoria mais reveladora é a de livros de inspiração e autoajuda, que ficam mais populares quando os mercados estão em baixa. "Isso faz sentido - fracos períodos econômicos causam estresse e os leitores buscam por conselhos de como lidar melhor com os seus problemas", diz a análise.

Os livros sobre política também aumentam a presença na lista dos mais lidos quando os mercados enfrentam períodos de baixa. "Provavelmente os leitores querem entender quais foram os erros feitos pelo governo que colocaram a economia no caminho errado". A área que mais sofre durante as vacas magras é a de história e biografia. Quando os mercados estão ruins, o foco aumenta no "hoje e agora", mais do que no passado.

E onde estamos agora? Nicholas Colas destaca que, no momento, três livros de autoajuda estão na lista, o que é uma indicação de mercado em baixa. Apesar das evidências, Colas deixa claro que a análise serve mais como uma contribuição do que um sinal concreto de antecipação das tendências. Mesmo assim, o analista destaca: "Ciclos econômicos se repetem porque as pessoas repetem o mesmo comportamento para os momentos bons e ruins".

 

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAções

Mais de Mercados

Bolsas globais recuam após novas ameaças tarifárias de Trump

Campanha da American Eagle com Sydney Sweeney não vai salvar empresa das tarifas de Trump, diz BofA

Trump anuncia demissão de diretora do Fed; caso pode parar na Suprema Corte

Preços do petróleo sobem com ameaça de interrupção do fornecimento russo