Mercados

Comissão Europeia quer negociar com o Brasil liberalização do setor de aviação

Bruxelas - A Comissão Europeia propôs nesta quinta-feira iniciar "o quanto antes" as negociações com o Brasil para liberalizar o setor de aviação, por considerar que um acordo seria muito benéfico para ambas as partes. Segundo Bruxelas, a liberalização do transporte aéreo com o Brasil renderia até 460 milhões de euros (cerca de 590 milhões […]

O vice-presidente de Transportes da União Europeia, Sim Kallas (.)

O vice-presidente de Transportes da União Europeia, Sim Kallas (.)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2010 às 14h32.

Bruxelas - A Comissão Europeia propôs nesta quinta-feira iniciar "o quanto antes" as negociações com o Brasil para liberalizar o setor de aviação, por considerar que um acordo seria muito benéfico para ambas as partes.

Segundo Bruxelas, a liberalização do transporte aéreo com o Brasil renderia até 460 milhões de euros (cerca de 590 milhões de dólares) anuais para as companhias aéreas europeias, enquanto que o número de passageiros aumentaria no primeiro ano em 335.000 pessoas, que se somariam aos mais de quatro milhões de passageiros atuais.

"O Brasil é um sócio estratégico para a União Europeia (UE)", defendeu o vice-presidente da Comissão, Siim Kallas, afirmando que um eventual acordo "criará novas oportunidades" para a indústria, "proporcionará uma oferta mais ampla aos passageiros" e "promoverá o comércio e o turismo" entre ambas as partes.

As negociações seriam destinadas a abrir o acesso ao mercado para as companhias aéreas e a harmonizar a regulação com o Brasil, ressaltou em um comunicado o Executivo do bloco, que defende que este é o momento ideal para dar esse passo, já que os brasileiros sediarão a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016.

A proposta da Comissão será estudada agora pelos ministros europeus dos Transportes da União Europeia (UE).

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAviaçãoDados de BrasilEuropaSetor de transporteTransporte e logística

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF