Mercados

Com reajuste na conta de água, Sabesp sobe forte na Bolsa

A Arsesp autorizou um reajuste de 13,8% nas contas de água e esgoto da Sabesp - maior aumento desde 2003


	O próximo reajuste ocorre em 11 de abril, com a aplicação a partir de 11 de maio
 (Divulgação/Sabesp)

O próximo reajuste ocorre em 11 de abril, com a aplicação a partir de 11 de maio (Divulgação/Sabesp)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 31 de março de 2015 às 10h37.

São Paulo - As ações ordinárias da Sabesp registravam fortes ganhos nesta terça-feira. Os papéis subiam 5,43% na máxima do dia.

O mercado repercute a notícia de que a Agência Reguladora de Saneamento e Energia de São Paulo (Arsesp) autorizou um reajuste de 13,8% nas contas de água e esgoto da Sabesp - maior aumento desde 2003.

A estatal pediu uma revisão extraordinária da tarifa ao órgão no início deste mês alegando "risco ao equilíbrio econômico-financeiro" por causa dos prejuízos provocados pela crise hídrica no Estado.

Segundo a Arsesp, foi autorizado reajuste de 6,3% na fatura da Sabesp para repor o aumento com as despesas com a energia elétrica e com a queda do consumo de água na Grande São Paulo em decorrência da crise, além de 7% de correção inflacionária acumulada em 12 meses pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A agência usa também outros fatores econômicos para chegar ao índice definido.

De acordo com a nota técnica da Arsesp, o próximo reajuste ocorre em 11 de abril, com a aplicação a partir de 11 de maio. Mas o índice ainda vai passar por consulta pública, que será aberta nesta terça-feira, na qual interessados podem enviar sugestões sobre a revisão da tarifa por e-mail.

Balanço

Na semana passada, a companhia publicou seu balanço anual, no qual consta uma queda de 1 bilhão de reais no lucro no ano passado em relação a 2013, de 1,9 bilhão de reais para 903 milhões de reais.

Segundo a Sabesp, o resultado foi motivado principalmente pela redução de receita operacional, causada pela queda do consumo de água na Grande São Paulo e em razão do programa de bônus para estimular a economia.

No ano, as ações da Sabesp acumulam ganhos de quase 3%.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaB3bolsas-de-valoresEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasIbovespaMercado financeiroSabespSaneamentoServiços

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF