Invest

Com novos agentes de IA, Walmart quer bater de frente com Amazon no e-commerce

A empresa tem sido cobrado acerca de possíveis demissões diante do aumento do emprego da IA no dia a dia da operação

A ideia é que a nova tecnologia a ser implementada seja capaz de reordenar itens e planejar um evento inteiro (Getty Images/Getty Images)

A ideia é que a nova tecnologia a ser implementada seja capaz de reordenar itens e planejar um evento inteiro (Getty Images/Getty Images)

Publicado em 25 de julho de 2025 às 04h59.

O Walmart está se preparando para o cliente do futuro. A empresa lançará um conjunto de "superagentes" com tecnologia IA Agentic, sistema de inteligência artificial personalizado para melhorar a experiência de compra dos seus consumidores.

Os superagentes serão o ponto de entrada para todas as interações de IA que esses grupos tiverem com o Walmart, substituindo ferramentas de IA já existentes. Com isso, a gigante do varejo americano espera atrair consumidores que hoje preferem a Amazon e outros portais de venda.

Hoje, a empresa aposta em outros tipos de agentes, como o Sparky, disponível no aplicativo do Walmart como uma ferramenta com tecnologia GenAI. Ele auxilia os clientes a obter sugestões de produtos para uma atividade esportiva, encontrar a tinta certa para sua impressora ou resumir avaliações de produtos.

A ideia é que a nova tecnologia a ser implementada seja capaz de reordenar itens, planejar um evento inteiro, como uma festa de aniversário temática, e oferecer receitas de produtos a partir do conteúdo da geladeira do comprador, afirmou Hari Vasudev, diretor de tecnologia do Walmart nos EUA, em um evento em Nova York.

Diferentes aplicações

Para auxiliar a gestão das unidades físicas, a empresa está desenvolvendo um superagente "Associate", que permitirá com que trabalhadores e funcionários realizem ações como solicitar licença parental ou forneçam aos gerentes de loja informações imediatas sobre os dados de vendas de uma determinada categoria, ou produto com o mínimo de intervenção. A invenção será colocada em funcionamento nos próximos meses.

Para vendedores, fornecedores e anunciantes, o Walmart está desenvolvendo um superagente chamado "Marty", que irá agilizar o processo de integração, gerenciar pedidos e criar campanhas publicitárias. Outro superagente, chamado "Desenvolvedor", será usado para todas as futuras ferramentas de IA a serem testadas, desenvolvidas e lançadas pela empresa.

Com a inovação, a empresa tem sido cobrado acerca de possíveis demissões diante do aumento do emprego da IA no dia a dia da operação. Ainda não há uma clareza, por parte do Walmart, sobre isso. A empresa também está modernizando seus centros de distribuição de comércio eletrônico com automação, o que tem reduzido paulatinamente seu quadro de funcionários.

Acompanhe tudo sobre:AmazonWalmartVarejoe-commerce

Mais de Invest

Dólar fecha em alta, a R$ 5,56, com mais temores sobre tarifas de Trump

Presidente de investimentos da Vanguard alerta: 'Saia das ações americanas'

CEO da LVMH, dona da Louis Vuitton, negocia com Trump para proteger marcas de luxo

Volkswagen corta projeções após tarifas dos EUA derrubarem lucro no 2º tri