Invest

Com mercados abalados, China nomeia "Açougueiro dos Corretores" para órgão regulador

Wu era vice-prefeito interino do principal centro financeiro da China, Xangai, e foi presidente da Bolsa de Valores de Xangai

Governo está tentando estancar a sangria dos mercados chineses (Getty Images/Reprodução)

Governo está tentando estancar a sangria dos mercados chineses (Getty Images/Reprodução)

Publicado em 7 de fevereiro de 2024 às 08h47.

O presidente da Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China, Yi Huiman, vai ser substituído por Wu Qing, de acordo com a agência de notícias estatal chinesa Xinhua nesta quarta-feira, 7.

Conhecido como "Açougueiro dos Corretores", Wu era vice-prefeito interino do principal centro financeiro da China, Xangai, e foi presidente da Bolsa de Valores de Xangai.

Os Futuros do Índice FTSE China A50 subiram após o anúncio do novo presidente do órgão, com um ganho de 0,2% na manhã desta quarta-feira. 

A nomeação de Wu acontece em um momento em que o gigante asiático tenta apoiar seu abalado mercado de ações, que tem sofrido com a incerteza acerca do setor imobiliário no país e perspectivas ruins sobre a economia chinesa.

O índice blue-chip CSI300 despencou para uma mínima de cinco anos na semana passada. Investidores estrangeiros venderam um líquido de 18,2 bilhões de yuan ($2,5 bilhões) em ações chinesas em janeiro, o sexto mês consecutivo de saídas. O governo tem tentado estancar a sangria, mas sem sucesso. Na semana passada, anunciou restrições à venda a descoberto e reduções nos impostos sobre operações.

Acompanhe tudo sobre:China

Mais de Invest

Investidor diminui posição em bolsa após rali do Ibovespa, diz estudo

Ibovespa fecha em baixa pelo 2º dia seguido com aversão global ao risco

Nova declaração de cripto não muda tributação, mas aumenta risco de multas

Dólar firma queda na reta final do pregão e fecha em R$ 5,31