Mercados

Com caixa de US$8bi, Eike se prepara para mais um IPO

Exploradora de ouro deve ficar "madura" entre setembro e outubro "se quiser fazer IPO", afirmou

Eike lidera lista (Exame)

Eike lidera lista (Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de maio de 2012 às 20h27.

Rio de Janeiro -  O grupo EBX, do empresário Eike Batista, tem em caixa de 8 bilhões de dólares e prevê abertura de capital de mais uma de suas empresas neste ano.

O homem mais rico do Brasil, dono de empresas de mineração, petróleo, energia, entretenimento, disse nesta terça-feira que o relatório com os depósitos de ouro da sua companhia AUX deve ficar pronto em agosto, o que levará a companhia a ficar "madura" entre setembro e outubro "se quiser fazer IPO".

A holding está capitalizada para fazer frente à expansão de seus projetos, entre os quais a expansão da MMX, empresa de mineração que prevê mais que triplicar sua produção, com a conclusão do Porto do Sudeste, disse ele. Mas a companhia segue negociando financiamento para o empreendimento, com possibilidade de crédito pelo BNDES e bancos asiáticos.

"Continuamos a negociação, mas o projeto vai ser realizado de qualquer forma", disse Eike, ao responder sobre o sinal verde de órgão ambiental para a expansão de Serra Azul, com licença obtida pela MMX recentemente. Em palestra no Rio Investors Day, o empresário disse ainda que a demanda chinesa deve continuar firme e lembrou que os chineses acabam de bater mais um recorde em consumo de aço.

Eike ainda criticou investidores, dizendo que ações da Vale estão muito baratas. Disse ainda que a Petrobras está se reorganizando e ainda vai demandar parcerias com empresas de seu grupo, e que os obstáculos para associações com as grandes empresas acabaram.

"Roger Agnelli me via como inimigo número um e (José Sergio) Gabrielli como inimigo pela OGX... ficavam buzinando no ouvido da Dilma (Rousseff)... agora tudo acabou", afirmou, comentando sobre os ex-presidente da Vale e Petrobras. Eike descartou investimentos em siderúrgicas, dizendo que há usinas em excesso. (Edição de Roberto Samora)

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPersonalidadesEmpresáriosMercado financeiroEike BatistaOSXMMXIPOsEBX

Mais de Mercados

Governo do Canadá intervém para deter greve da Air Canada

Após lucro fraco, Air Canada enfrenta greve que paralisa 200 voos diários para os EUA

O que EUA e Argentina têm em comum? Investidores veem 'paralelos preocupantes'

Do Drex à inteligência artificial 'explicável': As 5 inovações que vão mudar o mercado financeiro