Mercados

Citi investiga rumor de erro; Nasdaq cancela operações

Nova York - A Nasdaq informou que vai cancelar todas as operações executadas entre 14h40 e 15h00 (horário local) desta quinta-feira, com variação de alta ou de baixa superior a 60 por cento em relação aos preços das 14h40. Mais cedo, o Citigroup disse que estava investigando um rumor de que um de seus operadores […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2010 às 20h28.

Nova York - A Nasdaq informou que vai cancelar todas as operações executadas entre 14h40 e 15h00 (horário local) desta quinta-feira, com variação de alta ou de baixa superior a 60 por cento em relação aos preços das 14h40.

Mais cedo, o Citigroup disse que estava investigando um rumor de que um de seus operadores fez uma transação que ajudou a provocar a queda de quase mil pontos no índice Dow Jones.

O Citigroup, terceiro maior banco dos Estados Unidos, no momento não tem evidências de que um erro operacional tenha sido cometido, acrescentou o porta-voz.

Fontes afirmaram à Reuters que a baixa no Dow Jones, que registrou o maior recuo intradia de sua história, pode ter sido causada por um erro operacional cometido por um funcionário de uma grande instituição em Wall Street.

Fontes do mercado disseram que o erro pode ter envolvido contratos E-Mini, um índice de contratos futuros do mercado de ações da plataforma Globex da Bolsa Mercantil de Chicago (CME, na sigla em inglês). A composição do E-Mini é semelhante às ações no índice Standard and Poor's 500.

Um porta-voz da CME afirmou que não encontrou problemas técnicos nos sistemas da bolsa.

Outras fontes de mercado disseram que erros em operações envolveram o fundo IWD ou o mini do S&P 500. Uma pessoa próxima à BlackRock, empresa que gerencia o IWD, afirmou que não houve transações incomuns no produto.

Em meio à deterioração dos mercados, as ações da Procter & Gamble derreteram quase 37 por cento, para 39,37 dólares, às 14h47 (horário local), levando a companhia a investigar se alguns erros operacionais ocorreram.

Os papéis são listados na Bolsa de Nova York, mas a queda significativa no preço foi registrada por uma diferente plataforma eletrônica de operações. 


"Não sabemos o que causou isso", disse a porta-voz da Procter & Gamble Jennifer Chelune. "Sabemos que isso foi uma operação eletrônica... e estamos checando isso com a Nasdaq e outras importantes bolsas eletrônicas."

Um funcionário da Nyse que saía da sede da bolsa afirmou que a queda dos papéis da P&G está no centro do que aconteceu.

"Vou dar uma dica a você", disse o funcionário, sob condição de anonimato. "A P&G. Dê uma olhada na venda mais baixa do dia. Alguma coisa aconteceu com meu sistema. A ação caiu 30 dólares em um determinado momento."


Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresCrise gregaEuropaGréciaPiigs

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF