Mercados

Cielo dispara 13,8% e fecha a semana com a maior alta do Ibovespa

Do lado contrário, as ações da OGX Petróleo recuaram 12,9% afetadas pela forte queda do petróleo

“O resultado da Cielo foi muito bom e ainda deve repercutir positivamente no desempenho dos papéis no curto prazo”, afirma analista (ARQUIVO)

“O resultado da Cielo foi muito bom e ainda deve repercutir positivamente no desempenho dos papéis no curto prazo”, afirma analista (ARQUIVO)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2011 às 18h42.

São Paulo – As ações da Cielo (CIEL3) encerraram a primeira semana com a maior valorização do índice na semana. Os papéis subiram 13,78% em reflexo aos resultados acima do esperado pelo mercado. Na ponta oposta, as ações da OGX (OGXP3) despencaram 13% na esteira da forte queda do petróleo no mercado internacional.

O Ibovespa terminou a semana com uma desvalorização de 2,6%, aos 64.417 pontos. No ano, o índice acumula uma queda de 7,05%. O índice Small Caps (SMLL) – que acompanha as empresas de baixa capitalização de mercado – terminou a semana em leve alta de 0,11%, aos 1.415 pontos. No ano, o índice tem uma queda de 1,73%.

Cielo

A credenciadora e processadora de cartões Cielo ganhou o topo do Ibovespa nesta semana. A empresa divulgou um lucro líquido de 424,7 milhões de reais no primeiro trimestre de 2011, uma queda de 3,5% sobre os 443,3 milhões de reais do mesmo período de 2010. Os dados são apresentados no padrão internacional de contabilidade IFRS.

A Spinelli Corretora elevou hoje a recomendação para as ações de manter para compra. “O resultado da Cielo foi muito bom e ainda deve repercutir positivamente no desempenho dos papéis no curto prazo”, avalia o analista Daniel Malheiros. No entanto, ele reduziu o preço-alvo das ações de 17,12 reais para 14,27 reais para dezembro de 2011, em razão da recente bonificação em ações de 20%.

“Estamos mais confiantes com o setor de cartões no Brasil, principalmente com a Cielo”, diz o analista. Em 2011, as ações da Cielo acumulam uma valorização de 25%, contra 18,5% da concorrente Redecard (RDCD3). Para a Redecard, a Spinelli continua com a recomendação de manutenção dos papéis, com um preço-alvo de 22,09 reais para o final do ano.

OGX

A empresa de petróleo e gás de Eike Batista (OGXP3) caiu forte nesta semana. As ações recuaram 13%, cotadas a 14,70 reais. O desempenho acompanhou a forte queda nos preços do petróleo no mercado internacional nesta semana.

Depois da forte liquidação de quinta-feira, que reduziu os preços em 9,44 dólares, o primeiro vencimento do petróleo fechou a semana em queda de 16,75 dólares, ou 14,70 por cento. Foi a maior perda semanal em dólares desde 1983, quando as negociações do petróleo começaram na Nymex. Em termos percentuais, a perda semanal foi a maior desde 19 de dezembro de 2008, quando o preço recuou 26,8 por cento.

Acompanhe tudo sobre:AçõesAnálises fundamentalistasMercado financeiro

Mais de Mercados

Pacote fiscal, Carrefour e taxação de Trump: os assuntos que movem o mercado

CVC sobe 7% na bolsa com poison pill e alta das ações domésticas

Em meio a pressão por boicotes, ação do Carrefour sobe 3,31%

O saldo final – e os vencedores – da temporada de balanços do 3º tri, segundo três análises