Mercados

Chinesa Alibaba pode realizar a “mãe de todos IPOs”

Uma série de mudanças no Grupo Alibaba dão indícios de que a venda de ações da maior empresa de comércio eletrônico chinesa é iminente


	Anúncio da saída de Jack Ma pode indicar um IPO do Grupo Alibaba nos próximos meses
 (Getty Images)

Anúncio da saída de Jack Ma pode indicar um IPO do Grupo Alibaba nos próximos meses (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2013 às 17h25.

São Paulo - O CEO da Alibaba, maior empresa de comércio eletrônico da China, anunciou aos seus funcionários sua saída do posto. Jack Ma, que deve sair dia 10 de maio, vai continuar como executivo dentro da empresa que ajudou a fundar, mas sua aposentadoria precoce, aos 48 anos, ajuda a aumentar a expectativa em torno de uma possível oferta inicia de ações (IPO, na sigla em inglês) da gigante chinesa.

Em comunicado aos funcionários, Ma disse que está se afastando do posto de CEO para focar sua atenção no estabelecimento de direções estratégicas, ajudando a desenvolver talentos gerenciais dentro da empresa e nos esforços sociais do Grupo.

Somado a uma reestruturação recente, quando a empresa se reorganizou em divisões menores para melhorar em flexibilidade e se focar em mercados diferentes, e à compra de volta de uma participação do Yahoo!Inc em um negócio de 35 bilhões de dólares, a saída de Jack Ma pode indicar que um IPO estaria próximo. 

Além disso, recentemente a Alibaba fechou o capital de sua unidade listada em Hong Kong, após pagar 2,4 bilhões de dólares para comprar de volta a participação de 27% detida por investidores minoritários. 

A abertura de capital já é chamada como “a mãe de todos os IPOs” dado o tamanho que se espera que operação pode ganhar. 

A empresa foi fundada por Jack Ma e outras 17 pessoas como um mercado online para as empresas chinesas. Com a liberalização econômica, o negócio tomou proporções gigantescas. A companhia expandiu sua força de trabalho para mais de 24 mil empregados e adicionou novos serviços. 

Atualmente, o Grupo Alibaba inclui a Taobao, maior site de comércio eletrônico da China, a Tmall.com, um site de compras, e a Alipay, um serviço de pagamento eletrônico. 

Acompanhe tudo sobre:AçõesAlibabaÁsiabolsas-de-valoresChinae-commerceEmpresasEmpresas chinesasIPOsJack MaMercado financeiro

Mais de Mercados

"O Brasil deveria ser um país permanentemente reformador", diz Ana Paula Vescovi

Tesla bate US$ 1 trilhão em valor de mercado após rali por vitória de Trump

Mobly assume controle da Tok&Stok com plano de sinergias e reestruturação financeira

Trump não deverá frear o crescimento da China, diz economista-chefe do Santander